Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de julho de 2024

Ford pretende tornar o ato de dirigir à noite mais seguro


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h47
Ouvir: 00:00

Sistema Ford de iluminaçãoDirigir à noite nem sempre é uma tarefa fácil para muitos condutores, pois potenciais riscos se tornam menos visíveis. Pensando nisso, a Ford decidiu desenvolver duas tecnologias que combinam avanços já disponíveis em carros da Ford: o farol adaptativo – lançado no Brasil com a nova linha Focus – e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

A primeira tecnologia consiste num sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e na utilização de informações via GPS para aumentar o alcance dos faróis nas vias. Na ausência de sinal de GPS, esta tecnologia utiliza um conjunto de câmeras para detectar as marcações da estrada, podendo desta forma ajustar os faróis de acordo com a curvatura da estrada.

Além disso, a Ford vem trabalhando também numa segunda tecnologia denominada “Spot Lighting” e que será extremamente útil em zonas residenciais pouco iluminadas, pois o sistema utiliza uma câmera de raios infravermelhos que permite detectar pessoas ou animais de grande porte através do calor do corpo. Após detectar algum pedestre, animal ou até mesmo ciclista, este sistema informa o condutor através de um pequeno visor posicionado no interior do veículo.

A Ford ainda não começou a introduzir este sistema em nenhum dos seus automóveis, mas ao que tudo indica este sistema de iluminação inteligente poderá vir a equipar muitos dos seus veículos num futuro próximo.

Com informações de Agências de Notícias internacionais

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *