Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Revisão do carro antes de viajar: o que você precisa saber?

Não é nada melhor do que viajar, não é? Antes de pegar a estrada, porém, você precisa dar a devida atenção a revisão do carro. Saiba mais!


Por Agência de Conteúdo Publicado 04/06/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Sem dúvidas, viajar de carro é uma das formas mais populares de tirar férias ou explorar novos lugares. Só que, no planejamento do passeio, uma coisa não pode faltar: a revisão do carro. Ao fazer um check-up completo no veículo, você evita qualquer problema no caminho capaz de comprometer a viagem. Além disso, garante a segurança de todos na estrada.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, os defeitos mecânicos são uma das principais causas de acidentes no trânsito. Entre os anos de 2017 e 2019, mais de 12 mil.

Em outras palavras, o que seria mais um momento de lazer já virou um verdadeiro pesadelo para diversas famílias. Tudo isso por conta da falta de atenção a questões essenciais, a exemplo da revisão do carro. 

Sendo assim, vamos te mostrar abaixo tudo o que você precisa saber sobre a revisão de carro. Desde a importância de fazer um check-up no veículo antes das viagens, até os principais itens a serem avaliados no processo. 

Tenha uma excelente leitura!

Qual a importância de revisar o carro antes de viajar?

Primeiramente, vale dizer que a manutenção automotiva deve ser feita periodicamente. Isso porque, os carros são compostos por uma série de peças com prazo de validade.

Cada parte dos veículos tem que passar por intervenção ou substituição quando sua vida útil está perto do fim. Às vezes, nem precisa chegar a isso. Uma vez que, a condição das peças podem ser afetadas por inúmeros motivos, incluindo:

  • estrada;
  • uso frequente;
  • condução agressiva.

Seja como for, a manutenção preventiva do automóvel é o que garante a ausência de dores de cabeça futuras na estrada. Então, a cada 6 meses em média, faça a avaliação do veículo.

Em casos de viagem, porém, a revisão do carro se torna ainda mais importante. O trajeto até chegar ao destino desejado costuma ser longo. Então, exige muito mais do veículo do que em dias comuns.

Ou seja, há mais chances de eventuais problemas surgirem no veículo durante uma viagem, como pneus furados, problemas no motor, falhas nos freios, dentre outros. 

Esses imprevistos no funcionamento do carro acabam comprometendo o passeio. E o pior: são capazes de até mesmo colocar a vida do motorista e passageiros em risco.

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Carros podem falhar em contextos totalmente desfavoráveis, provocar acidentes e levar os envolvidos a condições críticas de saúde. 

7 itens indispensáveis de serem checados na revisão

Dito isso, quais são os itens indispensáveis de checar na hora de revisar seu carro para viagem? O que compõe uma avaliação completa e traz a segurança necessária para o passeio na estrada? Descubra abaixo!

1. Pneus

O primeiro item indispensável na revisão do carro antes de viajar são os pneus. O estado e pressão dos pneus precisam ser verificados. Só assim, você garante sua aderência e estabilidade.

Cortes ou bolhas, por exemplo, são sinais claros de deterioração da qualidade dos pneus. O que pode resultar no aumento da distância de frenagem, pneus furados  e perda de controle do veículo.

Se os pneus estiverem quase carecas então, isto é, quase sem ranhura ou friso na borracha, a troca deve ser imediata. Eles correm sérios riscos de serem submetidos a aquaplanagem em dias de chuva e causar acidentes.

Por sua vez, a pressão dos pneus deve seguir à risca o recomendado pelo fabricante do veículo. Caso contrário, o funcionamento do carro, nível de consumo de combustível e condição dos pneus serão cada vez piores.

2. Freios

Além dos pneus, os freios também merecem uma atenção especial na revisão do carro anterior à viagem. Afinal, os motoristas dirigem em alta velocidade quando vão passear. Até porque, pegam várias avenidas e estradas vazias no trajeto.

Desse modo, todo o sistema de freios precisa ser cuidadosamente checado. Ainda mais se você já tiver observado algum ruído ou falha ao pisar no pedal de freio do automóvel.

Discos, pastilhas, sapatas, tambor, cilindros de roda, dentre outras peças do sistema de freio, têm que ser revisadas. O mecanismo é um dos melhores aliados no trânsito. Para isso, porém, seus componentes precisam estar em bom estado.

3. Suspensão

A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo e garantir que o veículo tenha a estabilidade necessária durante a condução. Se estiver com problemas, porém, é capaz de gerar um grande prejuízo nas viagens.

Quando danificado, o sistema de suspensão é um agravante importante para o desempenho geral do veículo. Isso porque, sua ineficiência prejudica outras partes do carro e pode provocar:

  • instabilidade na direção;
  • desgaste nos pneus;
  • vibração excessiva;
  • desconforto dos passageiros;
  • acidentes.

Na hora de avaliar a suspensão do carro, vários componentes devem ser analisados, a exemplo de amortecedores, molas, buchas, pivôs e bandejas. Com isso, você garante a performance ideal do sistema.

4. Sistema elétrico

Ao longo da viagem, o sistema elétrico do carro tende a trabalhar bastante. Para quem não sabe, a eletricidade é responsável por alimentar diversos componentes importantes do veículo, incluindo:

  • faróis;
  • buzina;
  • setas;
  • luzes de freio e ré;
  • pisca-alerta.

Todas essas funcionalidades são essenciais para se comunicar com os outros motoristas e evitar colisões ou qualquer outro tipo de acidente. Logo, sua revisão é indispensável.

Mas não é só isso. Limpadores de para-brisa, rádio, ar-condicionado, dentre outros, também estão diretamente ligados ao sistema elétrico do veículo. Para garantir o funcionamento normal de tantos recursos, revise:

  • bateria;
  • conectores;
  • fusíveis;
  • alternador;
  • motor de partida.

5. Fluidos

Entre os itens indispensáveis de checar na revisão do carro antes da viagem, não podia faltar a condição do motor. Afinal de contas, o motor é o coração dos automóveis.

No entanto, vamos falar dos fluidos em específico. Eles são os responsáveis por lubrificar, resfriar e proteger os componentes não só do motor, mas também de outras partes do veículo.

Ou seja, o motor é altamente dependente de diversos fluídos para funcionar de forma adequada. Quando ressecam, os fluidos não cumprem seu papel e comprometem o desempenho do motor.

Portanto, revisar a qualidade dos fluidos associados com o motor é extremamente importante. Entre os principais fluidos a serem avaliados e, se necessário, trocados, estão:

  • óleo do motor;
  • líquido de arrefecimento;
  • fluido de transmissão;
  • fluido de freio.

6. Para-brisa

Embora não pareça, um para-brisa em boas condições é um componente crítico do veículo. A princípio, porque ajuda a manter a visibilidade da estrada e tráfego ao redor suficientemente clara.

Assim também, protege os ocupantes do carro de objetos estranhos e do vento enquanto conduzem o carro. Então, avaliar se o para-brisa não está danificado antes da viagem é algo fundamental.

Mesmo pequenas rachaduras ou lascas podem se tornar um problema maior em caso de colisões ou tempo ruim, como chuva, granizo ou neve. Por isso, não deixe de revisar o para-brisa do carro.

7. Itens de segurança

Por último, mas não menos importante, temos a revisão dos itens de segurança do carro antes de viajar. Estamos falando do pneu de estepe, cintos de segurança, airbags, extintor de incêndio, chave de roda, dentre outros.

Esses e outros equipamentos devem ser checados e trocados, caso não sirvam mais. Dessa forma, você ficará devidamente preparado diante de qualquer acontecimento durante o passeio

Quando os itens de segurança estão na qualidade ideal, a tendência é que você não passe por perrengues na estrada. Assim como, consiga diminuir o impacto de eventuais acidentes.

Revisão do carro para viajar com total segurança

Por fim, a revisão do carro antes de viajar não deve ser visto como algo opcional, mas sim obrigatório. Afinal, defeitos mecânicos já geraram milhares de vítimas acidentes no país e também podem colocar sua integridade em risco.

Caso não dê a devida atenção ao processo de revisão do carro antes de viajar, não só você, mas seus amigos, familiares e cônjuge podem ficar vulneráveis. Portanto, faça uma avaliação completa do veículo antes de pôr o pé na estrada.

Para isso, procure por profissionais qualificados e experientes. Sendo assim, você garante que a viagem com quem você ama será muito mais segura, tranquila e prazerosa.

A única preocupação será registrar momentos inesquecíveis durante a viagem para compartilhá-los no Instagram, ganhar curtidas e inspirar outras pessoas ao explorar novos lugares.

Inclusive, acompanhar os conteúdos virais e tendências do Instagram pode ajudá-lo a descobrir novos bons destinos em alta e preparar sua próxima aventura na estrada. Então, fique de olho na rede social.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *