Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Veja 5 erros e atividades que você deve evitar para construir um trânsito mais saudável

O trânsito, principalmente, das grandes cidades pode trazer diversos problemas. Por esse motivo, listamos neste texto algumas dicas que você pode deixar de fazer para que seja construído um trânsito mais saudável.


Por Agência de Conteúdo Publicado 05/11/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

A frota de carros no Brasil é enorme. Para termos ideia, são mais de 115 milhões de veículos, sendo 60 milhões só de carro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo 2022. Então, se você faz parte destas pessoas que utilizam este meio de transporte, fique atento porque daremos algumas dicas de como ter um trânsito mais saudável, sem brigas e problemas.

Quando deixamos algumas coisas de lado, principalmente no trânsito, pode fazer um grande bem para a nossa saúde. Afinal de contas, às vezes, acabamos nos estressando com alguma atitude e o motorista que causou este sentimento em você, não está nem preocupado.

Por isso, preste atenção nos erros que você deve evitar no trânsito.

Confira algumas atitudes que você pode ter para construir um trânsito mais agradável

Alguns detalhes que, muitas vezes, são simples podem evitar diversos problemas quando estamos dirigindo. Se você costuma ficar um pouco nervoso no volante, fique atento a essas dicas de erros que não pode cometer no trânsito.

1 – Não brigue após uma colisão

Se uma pessoa bater no seu carro, tenha calma. O motorista que causou o acidente já está nervoso pelo ocorrido. Então, se você tem um seguro auto, por exemplo, basta acionar a seguradora que tudo será resolvido. Caso seja necessário o pagamento da franquia, basta resolver com a pessoa que bateu como será o pagamento. Pronto!

Por isso, é essencial você sempre buscar pelo melhor seguro auto digital. Desta forma, em caso de imprevistos no trânsito você sempre estará respaldado, evitando o estresse por lidar sozinho com o sinistro.

2 – Se alguém te provocar, respira fundo

Principalmente as pessoas que dirigem o dia inteiro, podemos dizer que é quase impossível não ficar nervoso, não é mesmo? Mas entrar em uma briga de trânsito porque, por exemplo, levou uma fechada, não vai valer a pena. Caso isso aconteça com você, respire fundo, se preciso, conte até dez e foque no seu local de destino e não cometa esses erros no trânsito.

Mesmo que a outra pessoa queira brigar, fuja. Já vimos muitas confusões de trânsito acabarem em situações nada agradáveis. Se achar necessário, pare em uma delegacia mais próxima, mas não entre em confusão. Isso vai ajudar, além da sua saúde mental, na sua segurança. Afinal de contas, não conhecemos a pessoa que está no outro carro, concorda?

3 – Cuidado com o celular

O celular é um dos itens que mais distrai o motorista. Por isso, se estiver dirigindo, não troque mensagens e nem mesmo fale no celular. Desta forma, você pode evitar acidentes.

Caso seja algo que você não pode deixar para depois, encoste o carro em um local seguro e resolva o assunto. Só depois que tudo estiver certo, continue o seu percurso.

4 – Sinalize as atitudes no trânsito

Uma das coisas que mais irritam as pessoas que estão dirigindo é a falta de sinalização dos motoristas. Se você não dá seta, por exemplo, como o carro que está vindo atrás de você vai adivinhar que você quer virar, concorda?

Este é um dos assuntos que mais deixa os motociclistas irritados, já que eles podem até cair da moto por falta de sinalização. Então, se você quer evitar algumas atitudes para construir um trânsito mais saudável, não deixe de sinalizar todas as suas atitudes enquanto estiver ao volante.

5 – Deixe as pessoas atravessarem na faixa

Todo mundo sempre está com pressa, não é mesmo? Mas é lei que as pessoas têm preferência quando estão paradas para atravessar na faixa de pedestre, você sabia? Isso mesmo! Por este motivo, para que tenhamos um trânsito mais saudável, pare para os pedestres atravessarem na faixa.

Claro, tente sinalizar com pisca alerta, por exemplo, que você irá deixar um pedestre passar para o carro que está vindo atrás ou do lado tenha a sinalização para diminuírem a velocidade. Evitando acidentes.

Para você, qual é o erro que devemos evitar para construir um trânsito mais saudável? Deixe a opinião nos comentários.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *