Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Veja como dirigir com segurança em período de fortes chuvas

Estamos passando por um período de fortes chuvas no Brasil. Conforme o Inmet, até o dia 29 de janeiro, a previsão é de grandes volumes de chuva.


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/01/2024 às 11h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Fortes chuvas
Fortes chuvas podem comprometer seriamente a segurança. Foto: 404045 para Depositphotos

Estamos passando por um período de fortes chuvas no Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 29 de janeiro, a previsão é de grandes volumes de chuva, que poderão ultrapassar 90 milímetros (mm) em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e no Nordeste do país. Além dos alertas quanto a desmoronamento de encostas, alagamentos e interdições das vias, é preciso tomar cuidado em relação a segurança no trânsito.

Condições como vento, frio, calor e chuva, podem colocar vidas em risco.  A chuva, por exemplo, pode alterar as condições da via, diminuir a capacidade visual do condutor e modificar padrões de condução e comportamento dos veículos, como a aderência e a estabilidade.

“A primeira orientação é não subestimar a força da água e não se arriscar ao atravessar enxurradas. O ideal é que o condutor mude o seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos”, explica Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade.

O especialista alerta que outra preocupação nesses casos é a queda de raios. “Em caso de tempestade com raios, é preciso se abrigar. No caso dos motociclistas, o perigo é ainda maior, pois o veículo não protege o piloto, como é o caso dos automóveis”.

Dirigir durante a chuva

Conforme Mariano, se for inevitável dirigir sob chuva, é preciso seguir algumas dicas: redobrar a atenção, reduzir a velocidade e aumentar a distância dos demais veículos. Além disso, é imprescindível manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado e os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. “A chuva além de reduzir a visibilidade, diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente em curvas), aumenta consideravelmente o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência”, alerta.

Por fim, o especialista diz que para prevenir situações de risco, é preciso ficar atento à manutenção do veículo. “Todos os equipamentos devem estar funcionando adequadamente. No entanto, é preciso dar especial atenção aos principais itens de segurança do veículo, como pneus, parte elétrica, limpadores de para-brisa e vidros traseiros. Além disso, estar com a sinalização e iluminação em perfeitas condições”, conclui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *