Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Área de espera para motos no semáforo: qual a sua importância?


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/06/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
A área de espera para motos foi o assunto do programa Tira-dúvidas de trânsito que você pode ver no vídeo acima.

A área de espera para motos é um local delimitado por duas linhas de retenção, destinado exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto ao semáforo, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos. A implementação dessa sinalização já está acontecendo em várias cidades. A intenção é proporcionar mais segurança aos motociclistas e diminuir o conflito destes veículos com os automóveis. Esse foi o assunto do programa Tira-dúvidas de trânsito que você pode ver no vídeo acima.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, devido ao grande número de motos em circulação faz sentido preparar espaços para aumentar a segurança.

“Essas estruturas separam as motos dos demais veículos e no momento crítico que é a partida após o sinal verde, as motos saem na frente. Além de segurança, esses veículos ganham mais agilidade”, explica.

área de espera motos
Área de espera para motos em Curitiba. Foto: Divulgação Prefeitura

Dados assustadores

A participação das motos na frota de veículos brasileira cresce sem parar e nos sinistros de trânsito, também. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2023, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos. Isso representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.

Definição Código de Trânsito Brasileiro

Em 2021, a Lei 14071/20, inseriu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a definição desse tipo de sinalização. Conforme o CTB, a área de espera é uma área delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *