Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Revisão rápida nas lâmpadas traz segurança e evita multas


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/12/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h23
Ouvir: 00:00

Elas são essenciais para indicar a posição do carro, dar maior visibilidade e sinalizar o que está acontecendo, porém alguns motoristas continuam utilizando automóveis com lâmpadas queimadas. Além de prejudicar o condutor dos outros veículos, essa atitude aumenta o risco de acidente, além de ser uma infração de trânsito. Basta uma rápida revisão para resolver o problema.

Todas as lâmpadas externas do carro podem ser checadas em menos de 10 minutos. Para revisar os faróis, o aconselhado é colocar o veículo em frente a uma parede e testar a luz alta e baixa. É importante avaliar se os dois faróis estão alinhados.

A revisão das setas e da sinaleira traseira também pode ser feita pelo motorista sozinho. Mas para checar as luzes de ré e de freio será preciso uma pessoa dentro do carro e outra fora. Vale ainda uma conferida na iluminação da placa.

Freio

A ausência da luz de freio é uma das mais perigosas. Sem um aviso do carro da frente, o motorista que vem atrás pode ficar sem uma referência. Ao notar que o carro da frente parou, pode não ter o tempo de reação necessário para frear seu automóvel. Isso costuma ser um causador de pequenos acidentes.

Conforme a legislação de trânsito, todas as lâmpadas devem estar funcionando. A multa para o condutor que circula com uma das lâmpadas queimadas ou com defeito no sistema de iluminação é de R$ 86,13.

Fonte: Terra Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *