Sumitomo Rubber e Universidade Khon Kaen unem forças para revolucionar a sustentabilidade da borracha
Iniciativa visa melhorar a produtividade e reduzir o impacto ambiental com técnicas inovadoras.
Em um movimento inovador para um futuro mais verde, a Sumitomo Rubber Industries firmou uma parceria com a renomada Universidade Khon Kaen, da Tailândia, para desenvolver técnicas avançadas de cultivo de borracha natural, prometendo transformar a indústria, aumentar a produtividade e beneficiar o meio ambiente.
O objetivo da pesquisa é melhorar a produtividade sustentável de borracha natural. Através da análise de dados sobre a fisiologia das plantas da seringueira, os pesquisadores esperam compreender os mecanismos que aumentam o rendimento promovendo uma produção mais eficiente e sustentável.
De acordo com a Política de Borracha Natural Sustentável, o Grupo colabora ativamente com esforços em conjunto com demais interessados na cadeia de abastecimento para alcançar a aquisição sustentável de borracha natural.
Tradicionalmente, a enxertia (união dos tecidos de duas plantas de diferentes espécies passando a formar uma planta com duas partes) é a técnica mais utilizada para propagar mudas de seringueira.
No entanto, essa técnica pode afetar negativamente as plantas em termos de crescimento, resistência a doenças e outros aspectos. Enquanto isso, em uma técnica de cultura de tecidos, desenvolvida nesta pesquisa, uma parte do tecido de uma seringueira é isolada para ser cultivada em um tubo de ensaio e a raiz e o caule ficam no mesmo corpo da planta. Isso é considerado benéfico para o crescimento, resultando em mudas que crescem mais rapidamente na fase inicial do plantio. Esta fase dura de um a dois anos.
A pesquisa conjunta com a Universidade de Khon Kaen tem como objetivo investigar o mecanismo que leva à melhoria da produtividade sustentável. Assim, examinando o crescimento e o formato das folhas de mudas de seringueira provenientes da mesma origem de tecidos e daquelas provenientes de enxertia, obtendo dados sobre as respostas fisiológicas das plantas, principalmente através da medição de transpiração (fenômeno no qual o vapor é emitido da parte aérea de uma planta para a atmosfera) e avaliando as diferenças.
Além da pesquisa, a parceria também incluirá estágios para estudantes da Universidade Khon Kaen, contribuindo para o desenvolvimento de recursos humanos na Tailândia, um dos principais países produtores de borracha natural.
A Sumitomo Rubber Industries está comprometida com a sustentabilidade da borracha natural em duas frentes principais: melhoria da produtividade e melhoria do odor.
Diversos projetos de pesquisa estão em andamento para promover o crescimento da seringueira e a melhoria da produtividade da extração. Já, para a melhoria do odor, a empresa desenvolveu com sucesso a “borracha natural com odor reduzido”.
Em março de 2023, o Grupo Sumitomo Rubber revelou seu próprio Conceito de Economia Circular para a Indústria de Pneus, chamado Towanowa. O conceito apresenta uma estrutura de dois anéis, com um “Anel Sustentável” composto por cinco processos na cadeia de valor e um “Anel de Dados”, que conecta processos essenciais desde o planejamento e design até a recuperação e reciclagem. Assim, promovendo a eficiência de recursos e a redução de emissões de CO2.
O objetivo do Grupo não é apenas buscar uma utilização mais eficaz dos materiais, mas também a oferta de pneus mais seguros e de alto desempenho, além de soluções e serviços robustos para os nossos clientes.
Ao utilizar os dados obtidos nesta pesquisa conjunta com a Universidade e no processo de economia circular Towanowa, a empresa segue com o propósito de liderar pelo exemplo na busca por um futuro mais verde e sustentável para a indústria de pneus, através também da borracha natural. Além disso, acelerar os esforços para promover e praticar a gestão ESG. Dessa forma, contribuindo para o alcance da neutralidade de carbono até 2050 e para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.