Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

4 estratégias que você deve adotar para estender a vida útil dos pneus  

Dentre os principais fatores que impactam na durabilidade das rodas de automóveis estão: o tipo do pneu, dirigir sem cautela e a manutenção adequada


Por Accio Comunicação Publicado 07/05/2024 às 11h30 Atualizado 09/05/2024 às 10h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os condutores estão constantemente expostos a diversas condições adversas de clima (como granizo, chuva, neblina e raios solares). Além disso, as condições das estradas e o desgaste gradual dos pneus (e do próprio veículo) impactam diretamente na capacidade de aderência do veículo à estrada e em conduzir com maior segurança. 

Foto enquadra no manuseio de um pneu por parte de uma pessoa e, na lateral, há um carro parado.
O condutor que não realiza a manutenção correta e adia consertos necessários do veículo é enquadrado como negligente pelo CTB (Art. 230). Foto: Freepik.

Dentre os cuidados destacados, verificar periodicamente o estado dos pneus é primordial. Preste atenção se há cortes, rachaduras e objetos perfurantes presos aos pneus.  

Confira a seguir, mais algumas dicas do Portal do Trânsito para aumentar a vida útil dos pneus de seu veículo. 

Frenagens abruptas 

Ao dirigir, você pode se deparar com condições que exigem atenção redobrada tanto na pista, quanto nas sinalizações das vias.  

Nesse cenário, o condutor precisa evitar frenagens bruscas, aquelas que fazem travar as rodas, que além de desgastarem os pneus podem ser perigosas, pois com os pneus travados o carro percorre mais espaço para parar, principalmente em veículos não equipados com freios ABS (além de desgastarem mais rapidamente os pneus.   

Esse desgaste impacta diretamente na banda de rodagem, o que afeta a eficiência operacional do veículo. Por isso, o recomendado é ficar atento com a direção em curvas fechadas e durante manobras que gerem uma sobrecarga excessiva nas rodas.  

Calibragem dos pneus 

Detalhe de uma mulher calibrando o pneu de um veículo.
Manter a calibragem adequada é fundamental para a durabilidade dos pneus. Foto: Envato.

Fique atento às instruções e recomendações do manual do proprietário. Cada marca tem as próprias especificações para manter a calibragem correta dos pneus. 

Vale ressaltar que cada tipo de pneu aguenta uma determinada carga. Ou seja, ao ultrapassar o limite determinado pelo fabricante, você pode causar um desgaste excessivo e irregular aos pneus do seu veículo. 

Dica extra: calibre os pneus quando estes estiverem frios. Isso porque o calor pode alterar a pressão dos pneus.

Escolha o pneu adequado  

Você deve estar se questionando: “qual deve ser o pneu adequado para o meu veículo?”. Depende de alguns fatores, pois há uma grande variedade de marcas e modelos de pneus no mercado (radiais, diagonais, mistos e off-road). 

Detalhe em pneu de carro com areia cobrindo os frisos.
Conduzir com um pneu inadequado pode acarretar na perda de controle da direção. Foto: Envato.

Cada tipo de pneu pode variar em: tamanho, largura, índice de carga e velocidade máxima que as rodas suportam. 

Considere também as condições climáticas e o terreno que irá percorrer, caso opte por trocar seus pneus. 

Pneus extras 

Por fim, em emergência é essencial ter cuidado com o pneus extra, o estepe.

Com estas dicas, cabe agora ao condutor verificar com frequência o desempenho e a qualidade dos pneus. Realizar manutenções e garantir a conservação geral do automóvel é uma atitude que preserva vidas nas estradas. 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *