Tecnologia na gestão de frotas: entenda a importância
Softwares de gestão são capazes de levantar dados precisos, facilitando a tomada de decisão e trazer mais segurança e lucratividade para os negócios.
A área de logística é uma das mais beneficiadas pelas inovações tecnológicas. Devido ao grande número de procedimentos lógicos a serem realizados e a alta quantidade de dados a serem administrados, um processamento sistematizado e eficiente se faz muito necessário; e somente o uso de softwares específicos é capaz de realizar tais tarefas com maestria.
Portanto, para qualquer empresa da área de logística, investimento em tecnologia é imprescindível, principalmente no que diz respeito à questão da gestão de frotas. Ônibus e caminhões são parte do ativo da empresa e devem ser utilizados de maneira a minimizar os prejuízos e maximizar o bom uso, de forma a tirar o maior proveito desses bens.
A gestão de frotas vem ao auxílio da empresa, pois é a maneira mais prática de se concentrar as informações concernentes à administração de combustível da frota, manutenção dos veículos, planejamento da renovação, gestão documental, gestão de insumos, entre outros.
Na prática, os softwares de gestão de frotas podem acompanhar rotas, ao mesmo tempo que faz a gestão do gasto de combustível e do desgaste de componentes mecânicos, determina qual a jornada ideal para os motoristas, resultando numa administração muito mais pautada em dados reais.
Obtém-se assim muito mais produtividade.
Assim como, reduz-se gastos desnecessários e possibilita a programação das manutenções no melhor prazo. Dessa forma, eliminando o tempo ocioso de um caminhão ou de um motorista, por exemplo. Além disso, traz mais segurança para as viagens, uma vez que toda a parte mecânica do veículo estará sempre em dia.
Uma boa gestão resulta em mais economia e previsibilidade, permitindo um planejamento mais eficaz. Num mundo competitivo, significa estar passos à frente da concorrência. Uma rota melhor traçada, por exemplo, possibilita economia em combustível, pneus e tempo, além de ser menos desgastante para o motorista.
A opção oferecida pela tecnologia abrange essas possibilidades além de reduzir a quase zero as chances de erro humano.
Logo, a utilização do software para gestão de frotas permite uma visão mais global do processo. Além disso, permite que se faça um planejamento em maior escala, trazendo benefícios para toda a empresa. Serviços de entrega, que tem como necessidade principal o transporte mais eficiente possível, como é o caso das empresas de varejo, tem uma grande aliada nessa tecnologia.
Desta forma, com dados precisos, gráficos, tabelas e relatórios que permitem uma visão macro, reforça-se as tomadas de decisão. Dessa forma, melhorando toda a cadeia do planejamento estratégico. Quando colocada na ponta do lápis, a tecnologia representa mais assertividade e mais lucratividade também.
Conhecendo a empresa e seus processos, conhece-se também os pontos a se fortalecer. Por vezes, pode ser necessária contratar uma terceirização de frotas para dar conta de uma demanda extra. Para isso, é importante fazer um RFI, ou “Request for Information”, uma documentação que serve para coleta de dados de fornecedores em potencial.
Conhecendo o histórico, raio de atuação e disponibilidade do serviço a ser contratado, ou seja, todo o potencial para suprir a necessidade emergente que uma empresa pode oferecer, fica fácil entender a importância do RFI para os negócios. Assim, com toda informação necessária em mãos, tem-se muito mais transparência antes de fechar qualquer negócio.