Dificuldade em marcar o exame toxicológico? Veja como encontrar os laboratórios credenciados pelo Denatran
Muitos motoristas estão tendo dificuldades para encontrar a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do exame toxicológico. O Portal foi conferir.
Desde março de 2016 os candidatos a habilitação ou renovação para as categorias C, D e E precisam fazer o exame toxicológico para detecção de consumo de substâncias psicoativas. O exame faz parte do processo que se inicia junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado do registro do condutor e passa por um laboratório credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que deve realizar o exame.
Dificuldade
Muitos cidadãos, porém, estão tendo dificuldades para encontrar a lista de laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do exame. É o caso de Jocenei Faria, que possui CNH de categoria C e que procurou o Portal do Trânsito.
“O Detran manda a gente procurar o laboratório no site do Denatran, mas lá não encontrei nada”, afirma o motorista.
Realmente, o Portal do Trânsito foi conferir a situação e não foi fácil encontrar a lista de laboratórios credenciados. O site do Ministério da Infraestrutura está passando por reformulações e só foi possível encontrar a rede de coleta no site antigo. (Clique aqui).
Para facilitar, veja aqui a lista de laboratórios credenciados disponibilizada pelo Denatran.
Razão Social | Nome Fantasia | Portaria | Rede Coletora |
LABORATÓRIO
CENTRO AVANÇADO DE ESTUDOS E PESQUISAS LTDA |
CAEP | Portaria 015/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
CHROMATOX LTDA |
— | Portaria 035/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
CONTRAPROVA ANÁLISES, ENSINO E PESQUISAS LTDA |
— | Portaria 016/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO CUNHA LAB. LTDA
|
CUNHA LABORATÓRIO SÃO PAULO | Portaria 055/2019 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
DB MEDICINA DIAGNÓSTICA LTDA |
DB – Diagnósticos do Brasil | Portaria 571/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO ECOLYZER LTDA | Portaria 086/2020 | Clique Aqui! | |
LABORATÓRIO
JM BIOANALISES SOCIEDADE SIMPLES LTDA |
— | Portaria 4976/2019 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
LABET EXAMES TOXICOLÓGICOS LTDA |
Labet | Portaria 025/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
LABFAR PESQUISAS E SERVIÇOS LTDA |
LABFAR | Portaria 030/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
MAXILABOR DIAGNÓSTICOS LTDA |
— | Portaria 032/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
MORALES LTDA |
Laboratório Sodré | Portaria 034/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
OMEGA GLOBAL LABORATORY SERVICES DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA |
OMEGA | Portaria 3059/2019 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
PSYCHEMEDICS BRASIL EXAMES TOXICOLÓGICOS LTDA |
— | Portaria 045/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
SAPIENS DIAGNÓSTICOS TOXICOLÓGICOS LTDA |
— | Portaria 1228/2019 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
TOMMASI ANALÍTICA LTDA |
— | Portaria 570/2018 | Clique Aqui! |
LABORATÓRIO
TOXIMED LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS LTDA |
— | Portaria 067/2019 | Clique Aqui! |
Como funciona o exame toxicológico
O Exame Toxicológico de larga janela de detecção é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas para verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de 90 (noventa) dias. Ele é obrigatório, atualmente, para condutores com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E, e é exigido pela Lei n° 13.103, de 02 de março de 2015.
O PL 32671/19, que pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro, previa –em seu texto original- o fim do exame toxicológico, mas a alteração não foi aprovada na Câmara dos Deputados.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) defende a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E.
“A altíssima prevalência do uso de substância ilícitas por condutores nas rodovias brasileiras e a implicação delas sobre o comportamento e cognição dos motoristas, tornam inaceitável a exclusão do exame toxicológico”, afirma Dr. Flávio Adura, diretor científico da ABRAMET.
De acordo com números do SOS Estradas, desde que o exame tornou-se obrigatório os acidentes caíram 34% entre caminhoneiros e 52% para ônibus.