Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024

Universitários dividem prêmio de R$37 mil com pesquisas de Mobilidade Sustentável

Autores das teses de doutorado e mestrado de universidades federais do Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina venceram o 9º Prêmio Cátedra Abertis, promovido no Brasil pela Arteris e Poli-USP. Dois deles também ganharam a etapa internacional e irão representar o país durante evento no México.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 02/10/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
Ponto de parada pesquisa mobilidade
Uma das pesquisas premiadas busca identificar locais para implantação de Pontos de Parada e Descanso, considerando critérios de segurança viária especialmente para os motoristas profissionais. Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Três engenheiros de programas de pós- graduação das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Ceará (UFC) e Santa Catarina (UFSC) tiveram suas teses de mestrado e doutorado de pesquisa em mobilidade sustentável premiadas no 9º Prêmio Cátedra Abertis. Os estudantes dividiram o prêmio no valor €7 mil, o equivalente a aproximadamente R$37 mil, sendo que dois deles também ganharam a etapa internacional em competição com propostas de universitários do México, Porto Rico, Espanha, França, Chile e Itália.

O anúncio dos vencedores ocorreu em evento realizado dentro da programação especial e encerramento da Semana Nacional do Trânsito, na semana passada, na Escola Politécnica da Universidade São Paulo (Poli-USP). O encontro contou com a participação de representantes da instituição de ensino, da Arteris, uma das maiores investidoras em rodovias brasileiras, e também do governo do estado de São Paulo.

Confira abaixo mais informações sobre as pesquisas vencedoras:

O engenheiro civil Lucas Sassaki Vieira da Silva, que atualmente estuda na Universidade de Tecnologia de Braunschweig, na Alemanha, mas que se tornou mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da UFC, avalia em seu trabalho os efeitos da umidade no
trincamento por fadiga de materiais asfálticos em diferentes escalas aplicados nas rodovias.

Orientado pelo professor Dr. Jorge Barbosa Soares, a pesquisa do estudante recebeu o Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado, no Brasil e ficou em 1º lugar na etapa da Rede Internacional de Cátedras Abertis. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em Guadalajara, no México, dia 21/11.

Para Lucas, “o prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido junto aos seus orientadores e, além disso, ressalta a importância dos resultados para o seu próprio desenvolvimento como pesquisador”, comenta.

A pesquisa desenvolvida pela pesquisadora Verônica Ghisolfi, doutora em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ, também ganhou na categoria de Melhor Tese de Doutorado aqui no país e ficou em 2º lugar na etapa internacional do prêmio. O
trabalho consiste numa análise para mostrar como as dinâmicas do sistema de transporte de cargas e os tempos de resposta de diversas medidas impactam na descarbonização do setor ao longo do tempo.

Orientada pelo Prof. Dr. Glaydston Mattos Ribeiro e pela Profa. Dra. Gisele de Lorena Diniz Chaves, da Universidade Federal de Santa Catarina, Verônica comenta que “hoje, como pesquisadora científica em logística e transporte sustentável em uma empresa de pesquisa aplicada na Holanda, receber este prêmio é muito gratificante e significa ter meu trabalho reconhecido.”

Com um trabalho voltado aos caminhoneiros, a mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernanda Souza Martins, também foi vencedora do prêmio nacional igualmente na categoria Melhor Dissertação de Mestrado.

A engenheira realizou pesquisa que busca identificar locais para implantação de Pontos de Parada e Descanso, considerando critérios de segurança viária especialmente para os motoristas profissionais.

“Pessoalmente, esse reconhecimento é uma validação do nosso esforço e dedicação e também ajuda a promover a pesquisa científica, dando importância à colaboração entre as instituições e empresas”, explica.

“Com os recentes impactos das mudanças climáticas na infraestrutura em diferentes regiões do país, mais do que nunca sentimos o quão é importante o desenvolvimento sustentável de rodovias resilientes para a estratégia da companhia. E o Prêmio Cátedra reforça essa nossa atuação para desenvolver soluções alternativas inovadoras e em linha com a Agenda ESG da companhia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial com os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 17 (Parceiras e meios de implementação)”, explica Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.

Sobre o Prêmio Cátedra Abertis

No Brasil, a premiação é uma iniciativa fomentada pela Arteris e Poli-USP. O objetivo é potencializar a criação de tecnologias e soluções inovadoras para uma gestão sustentável em relação aos temas de Infraestrutura de Transportes, Engenharia de Transportes e Segurança Viária. Todos os trabalhos são avaliados por um júri de professores da Poli-USP e executivos da empresa. Eles levam em consideração a originalidade da contribuição e os seus impactos no setor.

O concurso internacional, criado pela Fundação Abertis, entidade sem fins lucrativos mantido pela Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade do mundo, tem como principal objetivo ampliar a visibilidade da área de infraestrutura e fomentar o desenvolvimento de novos sistemas ligados às áreas científicas, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e de comunicação que transforme o transporte terrestre. E, em geral, atendam a necessidade de proporcionar mobilidade sustentável, eficiente e segura para toda a sociedade.

“É preciso fomentar cada vez mais os estudos científicos não apenas para premiar e divulgar os trabalhos realizados pelos universitários brasileiros, mas também para dar subsídio técnico ao setor produtivo, melhorarmos a infraestrutura rodoviária e reconhecer a importância da mobilidade sustentável e da Engenharia de Transportes no Brasil”, ressalta Liedi Bernucci, coordenadora do Cátedra no Brasil, professora da USP/Poli e diretora-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Resultados de pesquisa sobre mobilidade da edição de 2023

No ano passado, foram selecionadas duas teses de doutorado como vencedoras do 8º Prêmio Cátedra Abertis. Também com foco na Mobilidade Sustentável, as pesquisas ganhadoras foram desenvolvidas pelas engenheiras Isabel Cristina de Oliveira Magalhães Amorim, da Pós-Graduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco, e Talita de Freitas Alves, da Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Poli-USP e da École Centrale de Nantes, na França.

O trabalho escrito por Isabel foi intitulado de “Indicadores de Suporte às Políticas de Transporte Orientadas ao Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Já o da Talita, o título é “Thermomechanical behaviour of bituminous layers containing rigid inserts for eRoads”. Ambos atenderam aos requisitos de originalidade e inovação previstos no edital do prêmio. Ele também busca gerar soluções práticas por meio dos resultados das pesquisas na gestão de infraestruturas de transportes e segurança viária no país.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *