Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024

Como saber qual pneu comprar para o veículo?

Item fundamental, pneu correto é sinônimo de economia e segurança; saber ler suas informações é importante para fazer a escolha adequada.


Por Agência de Conteúdo Publicado 14/09/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
Qual pneu comprar
Além do aspecto puramente visual, também é importante saber ler as informações que o pneu transmite. Foto: iStock

Um dos itens mais importantes para qualquer veículo, os pneus são fundamentais para a boa aderência na pista, para a aceleração e para a frenagem. Por isso, saber qual o pneu comprar é a garantia de que todas essas etapas sejam executadas com perfeição. Afinal, envolvem a segurança tanto do motorista quanto dos ocupantes do veículo.

Os pneus servem para diferentes propósitos

O pneu ideal é aquele que reveste bem as rodas. E como estas variam em tamanho, principalmente em questão de aro e largura, a escolha do pneu deve ser acertada, levando essas e outras variáveis em conta. Como exemplo, um veículo que leva carga não deve usar o mesmo pneu que um veículo que não leva, ainda que sejam do mesmo modelo.

E, para saber exatamente qual pneu usar, primeiro deve-se conhecer a finalidade para que se destina. Um pneu para terra deve possuir sulcos mais profundos do que um para asfalto, justamente para aumentar a tração em terrenos acidentados, por exemplo. Um pneu errado também pode aumentar significativamente o consumo de combustível. Logo, sua escolha deve ser bem analisada.

Conhecendo os códigos do pneu

Além do aspecto puramente visual, também é importante saber ler as informações que o pneu transmite. Tais informações podem ser vistas no próprio pneu, já que estão impressas nas suas laterais. A sequência de números e letras diz tudo aquilo que o motorista precisa saber sobre ele. O aro do pneu novo deve ser condizente com o aro da roda instalada no carro, incluindo estepe. Essa informação é um numeral que vem depois da letra R do impresso.

Os dois primeiros números separados por barras indicam a largura do pneu em milímetros, no caso do primeiro, e no segundo, a altura da lateral em relação ao primeiro número, conhecido também como perfil do pneu. O índice de carga é também um número que expressa a carga máxima suportada por aquele pneu. Neste caso, o numeral corresponde a um valor de tabela, que deve ser consultado nos manuais ou no site do fabricante.

A última letra corresponde à velocidade máxima suportada pelo pneu. Já a letra que antecede toda a série indica o tipo de veículo para o qual aquele pneu foi projetado. Picapes, vans, SUVs e pequenos caminhões usam pneus diferentes daqueles dos carros de passeio, e isso deve ser observado criteriosamente.

O pneu possui vencimento, segundo fabricantes

Outras medidas de segurança também são importantes de serem cumpridas, embora sejam comumente negligenciadas. Uma delas diz respeito à data de validade. Esta também está impressa no pneu. Os pneus têm um prazo de validade de 5 anos, e usar pneus mais velhos é um risco, ainda que tenham aparência de novos ou que nunca tenham sido usados.

Calibragem dos pneus é coisa séria

Outro ponto importante é a calibragem. É obrigatório que o pneu seja calibrado frio: uma vez que o pneu roda, ele fica quente, e os gases internos se expandem. Calibrar nessas condições pode levar a um sério risco de explosão do pneu. Logo, é algo a ser feito logo após a primeira partida do carro. E lembrar-se sempre de calibrar também o estepe, com a pressão indicada pela fabricante.

No mais, o importante é comprar um pneu de procedência, principalmente em lugares confiáveis ou em lojas de revendedores autorizados. É isso que garantirá a aquisição de um produto com durabilidade, seja um pneu aro 13 para automóvel de passeio ou um pneu para um pequeno caminhão, que entregará segurança assim como economia para o condutor.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *