Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Motoristas admitem usar o celular enquanto dirigem e assumem riscos


Por Talita Inaba Publicado 05/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Talita Inaba – Da redação do Portal do Trânsito

Encontrar alguém falando ao celular é uma cena recorrente. Também, o país encerrou o mês de março de 2013 com 264,05 milhões de celulares em circulação, conforme dados da Anatel. O Brasil só perde no total de celulares para China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, ficando em 5° lugar no número de celulares vendidos, segundo a empresa de consultoria em Telecomunicações, Teleco. A agência de telecomunicações da ONU estima que em 2014, o número de aparelhos celulares vai ultrapassar o número de habitantes do planeta. Nesse cenário, é comum encontrar motoristas fazendo o uso do celular enquanto dirigem.

Leia mais:
Brasileiros costumam acessar a internet quando estão no trânsito
Jovens têm mais chance de sofrer acidentes por distração
Uso de celular ao volante aumenta acidentes nas cidades

O engenheiro Márcio Montesani, Diretor do Núcleo de Perícias, explica que entre as distrações mais comuns ao volante está operar aparelho de som, ou seja, localizar estação de rádio desejada, localizar música em CD ou MP3 e usar o aparelho celular, em especial os smartphones. Esse tipo de celular, por possuir diversas funcionalidades e recursos como ler e responder mensagens de texto, navegar na internet, fazer e receber ligações e interagir nas redes sociais tira a atenção do condutor. Por estes motivos, segundo o perito, o smartphone é considerado a distração mais perigosa.

Em 2012, o Brasil vendeu mais de 30 smartphones por minuto. Isso significa que os brasileiros compraram 16 milhões de smartphones no ano passado. Em 2013, segundo o estudo da consultoria IDC, os aparelhos com mais recursos passaram os números de venda de celulares básicos pela primeira vez no Brasil: foram 216,2 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2013.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais distrações causadoras de acidentes é o uso de celulares e smartphones, pois esses aumentam em 400% o risco de acidentes. “Quanto mais tecnológico for o aparelho somado com um usuário que realmente usa muitos dos recursos, certamente teremos um potencial risco de ter grandes distrações ao volante e consequentemente um potencial risco de acidentes”, diz Montesani.

Em uma pesquisa realizada pelo Portal do Trânsito com 121 motoristas no período de 06 até 27 de maio de 2013, 51% dos motoristas admitem que fazem uso do celular no trânsito.

A maioria dos entrevistados (80%) diz que nunca passaram por nenhum tipo de imprevisto no trânsito. No entanto, apesar de fazerem o uso do celular, 98% acreditam que seu uso prejudica a atenção e pode provocar acidentes.

No Brasil, dirigir com apenas uma das mãos, com fones de ouvido ou usando o celular, é uma infração prevista no Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada média, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa de R$ 85,13.

Concentração
Um estudo da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que conversar no celular quando ao volante reduz a concentração de um motorista em até 37%, levando-o a cometer tipos de erros semelhantes aos ocorridos quando se dirige embriagado.

Conscientização
Existem várias campanhas que circulam pela internet para conscientizar motoristas sobre os perigos do uso do celular ao volante. Veja algumas delas:

Usar o celular é bem “rapidinho”

Como chamar a atenção das pessoas para esse problema que passa despercebido?

Teste a sua concentração no trânsito
Saiba se você é um motorista atento. Apenas 19% das pessoas passam nesse teste (em inglês).
http://think.direct.gov.uk/drivingchallenge/index.html

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *