Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de novembro de 2024

Mulheres na pista: segurança sobre duas rodas


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/03/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h17
Ouvir: 00:00

Mulheres sobre duas rodasPelo menos uma a cada quatro motocicletas comercializadas no País são adquiridas por mulheres

Em 2013, o público feminino comprou uma em cada quatro de 1,7 milhão de motos comercializadas no país, totalizando 425 mil unidades, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Se há duas décadas era incomum ver uma mulher pilotando uma moto, elas assumem cada vez mais este espaço no trânsito das grandes cidades. Elas ultrapassaram, no ano passado, a casa de 4,5 milhões de motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria A, meio milhão a mais do que o registrado em 2012. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a concessionária Voar Motos da Kawasaki realiza, neste dia 12, a partir das 19 horas, palestra sobre pilotagem segura para o público feminino.

O evento batizado de Motocharm já é tradicional no calendário das motociclistas e traz, a cada nova edição, o desafio de contribuir com a apresentação de técnicas de pilotagem e modelos ideais de motos para esse público. A palestra será ministrada pelo piloto e policial Ronald Russil de Oliveira da Silva, da Polícia Militar de Goiás, que apresentará sua experiência como motociclista.

Ronald é formado na 9ª turma de intervenção rápida ostensiva, de 2008. Piloto desde os 18 anos, há quatro trabalha profissionalmente sobre duas rodas. “Vou levar informações importantes para as mulheres para que possam evitar acidentes. Tenho esposa e amigas motociclistas. A maior questão é ter malícia no trânsito”, afirma ele, que vai ensinar técnicas de frenagem e manobras.

A palestra é voltada exclusivamente para o público feminino. São 50 vagas. Para participar, cada motociclista deve levar dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para uma entidade de assistência a pessoas carentes.

Fonte: Segs

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *