Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Novo secretário diz que seu objetivo é reduzir mortes no trânsito

Escolhido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, ex-gestor do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, diz que também vai investir na redução da burocracia e modernização de serviços.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 25/02/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Novo secretário de trânsito
Secretário Nacional de Trânsito discute prioridades com o ministro Renan Filho – Foto: Ricardo Botelho/MT

Ex-diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) durante quatro anos, Adrualdo Catão foi confirmado na última quinta-feira (23) para comandar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Escolhido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o novo secretário de Trânsito teve seu nome publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Durante sua gestão no Detran-AL, o órgão conquistou posição de destaque em todo o país e referência no uso da tecnologia e inovação de serviços. Para facilitar o acesso dos usuários, o órgão eliminou a necessidade do comparecimento presencial em alguns casos, como a atualização de dados de endereço, e-mail e telefone; renovação, 2ª via, definitiva e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e ainda a abertura do serviço de junta médica.

O estado se tornou ainda o primeiro do Brasil, por exemplo, a atuar com validação biométrica para a renovação da CNH.

“A prioridade da secretaria vai ser implantar políticas públicas que comprovadamente reduzam acidentes e mortes no trânsito. Seguiremos em frente para preservar vidas e aumentar a segurança viária no país”, destacou o novo secretário nacional de Trânsito.

Trajetória do novo secretário de Trânsito

Antes de dirigir o Detran entre 2018 e 2022, Catão foi secretário-executivo do Gabinete Civil do estado. Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, o secretário é professor da Universidade Federal do Alagoas e do Centro Universitário CESMAC (AL).

Catão também atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim como foi diretor da Escola Superior da Advocacia e membro da Escola Nacional de Advocacia.

Segurança

Ex-diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maria Alice Nascimento foi confirmada como a nova diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran. Foi a primeira mulher a ocupar a diretoria-geral da PRF, entre 2011 e 2017, além disso foi superintendente do órgão no estado do Paraná.

A Senatran é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Além disso, tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro. A secretaria tem como objetivo principal fiscalizar bem como fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além, também, de coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *