Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

O curso de reciclagem de CNH online é autorizado pelos DETRANs?


Por Redação Publicado 05/04/2022 às 18h07 Atualizado 08/11/2022 às 21h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Essa é uma dúvida muito comum entre os condutores que precisam fazer o curso de reciclagem. O curso de reciclagem de CNH online é autorizado pelos DETRANs? Veja a resposta.

O curso de reciclagem de CNH online é válido e está previsto na Resolução 789/20 do Contran. Além disso, recebeu nova regulamentação recente através da Res.928/22 também do mesmo órgão.

O curso de reciclagem de CNH online é obrigatório ao condutor com direito de dirigir suspenso, ou que provocou acidente grave, ou ainda, condenado por delito de trânsito.

Conforme as normas em vigor, o curso deve ter a carga horária total de 30 horas/aula e compor as disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Homologação

No entanto, para fazer o curso é preciso ter atenção. A empresa escolhida precisa estar homologada na SENATRAN (o antigo DENATRAN) e também precisa estar devidamente Autorizada no DETRAN do seu estado. Quem explica isso é Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

“Na dúvida, vá com quem tem tradição na área de educação para o trânsito. Assim como você não faria o curso presencial em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC), não faça o curso online com qualquer um. Aqui, por exemplo, a minha recomendação: Tecnodata Educacional, referência quando o assunto é trânsito”, diz.

Assista a explicação do especialista em vídeo:

Entenda o processo de Reciclagem de CNH

Se você teve sua habilitação suspensa, além de cumprir o prazo de suspensão, será necessário fazer o Curso de Reciclagem, que pode ser presencial ou online.

O primeiro passo consiste em entregar a habilitação ao órgão de trânsito (atualmente não é obrigatório) e começar a cumprir o prazo de suspensão. Durante esse período, o condutor não pode dirigir. O curso de reciclagem para condutores infratores pode ser feito a qualquer tempo, dentro do período de suspensão.

Para recuperar a CNH, além de fazer o curso, o condutor deve ficar por um período sem dirigir. Veja as novas regras sobre suspensão do direito de dirigir.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *