Notícias

Notícias

O que fazer se o veículo que vendi não foi transferido? Veja dicas! 

O que fazer se o veículo que vendi não foi transferido? Veja dicas!
Comunicação de venda
O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Foto: Arquivo Tecnodata.

A situação é bastante comum. O antigo proprietário vende o veículo e o novo não realiza a transferência no período de 30 dias, conforme definido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). E o pior, comete infrações de trânsito que começam a chegar para o antigo proprietário. O que fazer nesses casos?

O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Essa comunicação pode ser feita com a apresentação de uma cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV) assinado e datado, comprovando a negociação.  Lembrando que é obrigação do vendedor comunicar a venda do veículo ao Detran. Em São Paulo, por exemplo, isso é feito automaticamente nos cartórios, mas, em outros estados, é necessário informar ao Detran a venda do carro.

E se o vendedor não possuir a cópia do CRV?
Se o vendedor não portar a cópia do CRV para conseguir comunicar a venda ao Detran, é possível ir ao cartório onde foi registrado a venda para obter uma certidão de registro do documento.

Se o CRV foi assinado e datado, mas o negócio não foi autenticado em cartório, o antigo proprietário pode ir ao Detran e pedir o bloqueio do veículo mediante uma declaração de próprio punho com a assinatura de duas testemunhas, alegando que o veículo lhe pertenceu e que o mesmo não foi transferido. Esse processo de bloqueio pode variar de estado para estado. É importante que o vendedor entre em contato com o Detran e procure orientações.

E depois?

Depois de concluído esse processo, o carro não pode ser licenciado novamente até que a transferência original seja efetuada. Se mesmo assim, o comprador não transferir o veículo, este poderá ser removido em uma blitz. E se isso acontecer, apenas o proprietário original pode retirá-lo, o que na prática significa o fim da posse do veículo por parte do comprador em situação irregular.

Se o veículo possuir multas de infrações cometidas e tributos atrasados pelo comprador com o carro no nome do antigo proprietário, o vendedor deve ingressar com recurso junto aos órgãos responsáveis pelas cobranças e provar com documentos que não estava mais em posse do veículo.

Artigos Recomendados Para Você

21 Comentários

  1. Iracilda bezerra

    Muito obrigada pela ajuda

  2. wagner

    as multas tomadas após o bloqueio do veículo ainda recairá sobre o vendedor?

    1. Mariana Czerwonka

      Wagner

      Qual bloqueio?

      Equipe Portal

  3. DAVID RODRIGUES DE LIMA

    Equipe Portal. no meu caso há uns 10 anos, pela inexperiência, vendi uma moto e não fiz a transferência. hoje não sei aonde está o CRV e a moto sumiu. A pessoa que vendi a moto fez negócio com outra pessoa e a moto está desaparecida. O que fazer?

    1. Mariana Czerwonka

      David

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (01), no Facebook, às 14h30.

      Obrigada pela participação.

      1. Leandro Alvarenga de Paulo

        Olá! o mesmo aconteceu comigo. o que pode ser feito nesse caso?

      2. Pamella Mencalha

        estou na mesma situação, não sei o que fazer, pode me orientar?

  4. Rafael

    As multas que o comprador tomou após o bloqueio administrativo por falta de transferência ainda recairá sobre o vendedor?

    1. Mariana Czerwonka

      Rafael

      Se o vendedor comunicou a venda junto ao Detran, não.

      Equipe Portal

  5. silvianerabelocosta@hotmail.com

    Boa dia .
    Há 15 anos vendir uma moto por falta de entendimento não foi feito a transferência para a pessoa que comprou e a moto não sei por onde anda . sendo que já foi vendida a várias pessoas hj estão chegando as multas .como devo proceder diante dessa situação. ajude-me obj

    1. Mariana Czerwonka

      Silviane

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  6. Deivison Marques

    Alimentando com mais informações. Em Caruaru o detran não aceita o bloqueio com declaração do próprio punho e o cartório “onde registrei a venda do meu veículo” alega que a 3 anos atrás o sistema foi atualizado e eles perderam os comprovantes passado, a defensoria pública daqui diz que não realiza esse tipo de atuação e alguns advogados que eu consultei estão me cobrando quase R$4.000 para tentar esse bloqueio e sem garantia. Resumindo, prefiro fazer reciclagem a cada 5 anos ;-(

    1. Maria Aparecida Da Silva Dos Santos

      como faço para fazer essa reciclagem, estou na mesma situação.

  7. josimar

    Olá bom dia, me chamo Josimar Valentim, no meu caso deixei meu veiculo como forma de pagamento na com agência ao comprar outro modelo, no ato da negociação tive que pagar os débitos do veiculo antigo para que o mesmo fosse aceito e eles fariam todos os tramites na própria agência com o despachante, pois bem, não fizeram os pagamentos do débito e não transferiram o veiculo para o nome deles, fiz todo processo correto com a documentação do carro e consta no sistema do detran a comunicação de venda, mas agora meu nome foi negativado por falta de pagamento do ipva e para minha surpresa os débitos anteriores do carro não foram quitados, como devo proceder nesse caso?

    1. Mariana Czerwonka

      Josimar

      Nesse caso, sugiro que reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele te orientará como proceder.

      Equipe Portal

  8. Adna

    Ola,FINANCIEI um carro pra uma pessoa ,ele pagou todo o financiamento porém agora ele está com documentação atrasada e está cometendo multas,posso ir ao Detran bloquear o documento….me ajudem a resolver isso,estou com medo d perder minha cnh

    1. Mariana Czerwonka

      Adna

      Você pode ir até o Detran e indicar a pessoa como condutora principal do veículo.

      Equipe Portal

  9. jenifer R

    Ola meu pai vendeu um carro a um estacionamento de veiculos ,o carro ainda estava financiado e acabou deixando o recibo sem assinar , a pessoa que comprou não fez a quitação do veículo , e consequentemente negativou o nome do meu pai , minha duvida è a seguinte ele não esta com o CRV , mesmo assim consegue pedir o bloqueio do veiculo ,alegando que não esta mais sobre posse do mesmo .

    1. Mariana Czerwonka

      Jenifer

      Sugiro que você reúna toda documentação que tem e procure um advogado especialista na área. Ele deve te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  10. Luciano

    Vendi minha moto em 2018 mais a pessoa que comprou não transferiu pro nome dele oque eu faço mais assinamos no cartório da minha cidade

    1. Mariana Czerwonka

      Luciano

      Você comunicou a venda ao Detran?

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *