ONU lança campanha global para Segurança Viária no Brasil
A campanha global das ONU busca promover a segurança no trânsito e criar ruas seguras, inclusivas e sustentáveis em todo o mundo.

O Enviado Especial do secretário-geral da ONU para a Segurança Viária, Jean Todt, lançou campanha global pela segurança no trânsito na última semana em São Paulo – SP.
Campanha #FaçaUmaEscolhaSegura enfatiza a urgência de medidas mais eficazes para promover a segurança no trânsito.
A campanha visa apoiar o cumprimento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021–2030) de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.
O Brasil possui uma das maiores taxas de mortalidade no trânsito nas Américas, de 15,7 por 100 mil habitantes, com pedestres, ciclistas e motociclistas representando cerca de 60% de todas as mortes.
O Enviado Especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Segurança Viária, Jean Todt, visitou a América Latina de 23 a 27 de junho, para lançar a campanha global da ONU #FaçaUmaEscolhaSegura, em parceria com a JCDecaux, líder global em mídia externa. No Brasil, a visita aconteceu em 27 de junho com um encontro com parceiros do setor privado e uma coletiva de imprensa em São Paulo (SP).
Durante a visita que incluiu, além do Brasil, o México, Guatemala, Panamá, Colômbia, o alto funcionário das Nações Unidas se reuniu com autoridades governamentais, líderes dos setores público e privado, membros da sociedade civil, e representantes da comunidade diplomática, para promover iniciativas de segurança no trânsito e defender medidas mais eficazes.
A missão segue a adoção de uma nova resolução da ONU sobre segurança viária na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, realizada em Marrakech, Marrocos, no início deste ano (18 e 19 de fevereiro).
Uma pandemia silenciosa
Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os acidentes de trânsito foram a causa de 145.000 mortes nas Américas em 2021, representando 12% das fatalidades no trânsito naquele ano em todo o mundo. Os acidentes continuam sendo a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos no mundo, gerando um grande impacto social e econômico. De acordo com o Banco Mundial, os custos decorrentes dos acidentes representam entre 3% e 6% do PIB da região.
Apesar de a taxa de mortes no trânsito nas Américas ter diminuído 9,37% na década até 2021 — número superior à queda global de 5% —, ainda não é o suficiente para atingir a meta de reduzir pela metade as mortes até 2030. A América Latina, sendo uma das regiões mais urbanizadas do mundo, precisa urgentemente repensar sua mobilidade e investir em segurança viária.
Soluções existem
A boa notícia é que as soluções estão ao nosso alcance: reforço da fiscalização, investimento em educação e transporte público, melhoria da infraestrutura rodoviária e da segurança veicular, criação de ciclovias e passagens seguras para pedestres — especialmente nos arredores de escolas — e melhorias no atendimento pós-acidente fazem parte de um sistema de mobilidade mais seguro e eficiente. Além disso, é essencial mobilizar a liderança política para aumentar o financiamento para ações efetivas.
Um relatório de 2019, encomendado pela Bloomberg Philanthropies, revelou que mais de 25.000 vidas poderiam ser salvas e mais de 170.000 ferimentos graves evitados até 2030 se os regulamentos de segurança viária das Nações Unidas fossem adotados por quatro países-chave da região: Argentina, Chile, México e Brasil.
“Todos os anos perdemos 1,19 milhão de vidas nas estradas do mundo — o equivalente à população de cidades como Campinas, Monterrey (México), ou Cidade da Guatemala. Isso é uma loucura, porque sabemos como impedir esse massacre. Com esta campanha, apelamos por ação urgente para garantir estradas seguras para todas as pessoas, em todo o continente,” afirmou o Enviado Especial da ONU para a Segurança Viária, Jean Todt.
Desde 2020, o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) e a Fundação Abertis mantêm uma aliança estratégica que visa fortalecer e expandir o trabalho do UNICEF e de seus parceiros para garantir os direitos de crianças e adolescentes à mobilidade urbana segura e protegida.
O projeto se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11.
O foco principal da parceria é a iniciativa “Geração que Move“, que, ao longo de quatro edições, proporcionou um espaço de diálogo e engajamento, incentivando a participação ativa de adolescentes e jovens na criação de alternativas de transporte sustentáveis e inclusivas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto também prevê ações de influência no desenvolvimento de políticas públicas sobre mobilidade segura por meio do engajamento com gestores públicos e campanhas de comunicação.
“A mobilidade segura e sustentável é um direito fundamental para crianças e adolescentes, permitindo que explorem seu potencial e participem plenamente da vida em suas cidades. No UNICEF, estamos comprometidos em construir ambientes urbanos onde cada criança possa se mover com segurança, acessando educação, saúde e lazer. Nos últimos anos, impactamos mais de 500.000 pessoas com nossas campanhas, engajamos mais de 5.000 adolescentes e jovens em atividades, e capacitamos mais de 1.000 profissionais em prevenção de violência e segurança viária, além de formular e compartilhar recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas com participação de adolescentes e engajar candidatos nas eleições de 2024”, explica a chefe do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, Flavia Antunes Michaud.
Campanha #FaçaUmaEscolhaSegura
A campanha global das Nações Unidas busca promover a segurança no trânsito e criar ruas seguras, inclusivas e sustentáveis em todo o mundo.
Entre as celebridades que apoiam a campanha na América Latina estão o jogador de futebol Ousmane Dembélé, o piloto de F1 Charles Leclerc, o tenista Novak Djokovic, a cantora Kylie Minogue, o motociclista Marc Márquez, a supermodelo Naomi Campbell e os atores Patrick Dempsey e Michael Fassbender.
Graças ao apoio do Comitê Olímpico Internacional, campeões latino-americanos dos Jogos Olímpicos de 2024 também aderiram à campanha, como Rebeca Andrade (ouro, ginástica artística), Juan-Manuel Celaya (México, prata, saltos ornamentais), Adriana Ruano (Guatemala, ouro, no tiro ao alvo), Atheyna Bylon (Panamá, prata, boxe) e Ángel Barajas (Colômbia, prata, ginástica).
“Na JCDecaux, estamos comprometidos em melhorar a qualidade de vida das pessoas, onde quer que elas vivam, trabalhem e viajem, oferecendo mobiliário urbano e serviços inovadores e sustentáveis que atendam às expectativas das cidades e dos cidadãos. Este é o foco da nossa missão e é por isso que temos orgulho em fazer parceria com as Nações Unidas e Jean Todt, para exibir esta campanha de segurança no trânsito em toda a nossa rede global de ativos”, afirma.
“Após o lançamento bem-sucedido em mais de 50 países desde setembro de 2023, a divulgação da campanha na América Latina representa um marco importante, amplificando os esforços locais de segurança viária e reforçando a conscientização pública. Com a força da nossa mídia orientada para serviços, somos capazes de divulgar essas mensagens vitais de prevenção em locais de alto impacto, promover comportamentos seguros e engajar todos os nossos stakeholders em torno desta grande causa. O tom positivo da campanha, apoiado por celebridades internacionais, ajuda a inspirar uma nova visão para o espaço público: um que seja mais seguro, inclusivo e harmonioso para todos”, diz o co-CEO da JCDecaux, Jean-Charles Decaux.
Experiências no Brasil
A taxa de mortalidade no trânsito no Brasil é de 15,7 por 100 mil habitantes. Pedestres, ciclistas e motociclistas representam cerca de 61% de todas as mortes. O aumento notável de óbitos entre motociclistas exige mais esforços na fiscalização do uso adequado de capacetes — conforme as normas da ONU (como a ECE-22.05).
A segurança viária continua sendo um grande desafio, com custo econômico estimado em cerca de 5% do PIB. Isso reforça a necessidade urgente de repensar a mobilidade e investir em segurança.
O Brasil adotou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2019–2028), com a meta de reduzir pela metade as mortes até 2028. O país possui legislação sobre uso de capacetes, dispositivos de retenção infantil, controle de velocidade, direção sob efeito de álcool/drogas, uso de celular ao volante, entre outros. No entanto, ainda há falhas na fiscalização, especialmente no uso de cinto de segurança por passageiros no banco traseiro. Embora haja inspeções obrigatórias de veículos, diversos requisitos modernos de segurança (como freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, proteção a pedestres etc.) ainda não são obrigatórios.
O projeto “Melhoria da Prevenção de Acidentes nas Rodovias Federais no Brasil”, implementado pelo Fundo de Segurança Viária da ONU (UNRSF) em parceria com o Governo Federal apoia o desenvolvimento de um sistema interoperável de coleta e análise de dados de trânsito, permitindo medidas corretivas eficazes.
Em 2025, o UNICEF continua com esforços para promover uma mobilidade mais segura e sustentável para crianças e adolescentes. Neste ano, a instituição participou da cocriação do Plano de Segurança Viária para o Estado de São Paulo, construiu uma rede de jovens para defender políticas públicas, e promoveu diálogos sobre o impacto da violência armada na mobilidade urbana, especialmente no Rio de Janeiro e, durante a Semana Global de Segurança Rodoviária, Maio Amarelo no Brasil, engajou mais de 300 mil pessoas por meio de ativações digitais. Mais uma ação acontecerá em setembro, durante a Semana Nacional da Mobilidade.