Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

País piora em índice da OMS de mortes no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/03/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Usado para avaliar o progresso da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, meta estabelecida pelas Nações Unidas, de reduzir em 50% o número de acidentes fatais no mundo de 2011 até 2020, relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil faz parte de um grupo de 87 países que concentra 80% das mortes no trânsito mundial.

O levantamento foi feito com 182 nações e traz números de 2010. A comparação com o mesmo estudo divulgado em 2009, com dados de 2007, indica que o Brasil não apresentou avanço nos três anos que separam uma pesquisa da outra e viu a taxa de mortos no trânsito crescer 22,9%. Os dados do relatório são do Ministério da Saúde, considerando as estatísticas de 2010, os mais recentes disponíveis.

De acordo com especialistas, caso não sejam tomadas medidas eficientes, acidentes como os cinco que aconteceram no Distrito Federal no fim de semana, levando à morte de pelo menos quatro pessoas, entre eles um bebê, continuarão ocorrendo com frequência pelo país. Uma das conclusões do relatório é que entre 2007 e 2010 as mortes no trânsito diminuíram em cerca da metade dos países, mas aumentaram principalmente nos de baixa e média renda, como o Brasil.

Embora a quantidade de acidentes fatais no mundo não tenha aumentado, a OMS ainda considera os números muito altos: 1,24 milhão por ano. No Brasil, os dados foram consolidados por um grupo liderado pelo Ministério da Saúde, com especialistas de diferentes setores.

Fonte: Diário de Pernambuco

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *