O curso de atualização para profissionais da área já está previsto na Res.789/20 do Contran, o PL pretende inserir essa informação no CTB.

Tornar obrigatória a reciclagem de examinadores, diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), bem como a todos os demais profissionais que atuem na
formação, aperfeiçoamento ou reciclagem de condutores. Esse é o tema do PL 137/21 que está tramitando na Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e define que os profissionais que atuam na área deverão participar de cursos de atualização em trânsito, com conteúdo, carga horária e periodicidade definidos pelo Contran, em intervalos não superiores a cinco anos. “Entendemos que a reciclagem dos profissionais que preparam nossos condutores é essencial. Isso trará melhoria das condições de segurança de nosso trânsito”, afirma o deputado em sua justificativa.
Atualização
Os cursos de atualização para instrutores de trânsito, instrutores de cursos especializados, diretor-geral de CFC, diretor de ensino de CFC e examinadores de trânsito já estão previstos pela Res.789/20 do Conselho Nacional de Trânsito.
A norma detalha a carga horária do curso que é de 20 horas-aula e também o conteúdo que deve ser abordado. São eles: atualizações na legislação, a evolução tecnológica e estudos de casos, relacionando a prática com os fundamentos teóricos dos cursos.
Ainda conforme a resolução, os profissionais devem passar por curso de atualização a cada cinco anos.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
8 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Nova lei de trânsito entrou em vigor hoje: veja como isso vai afetar a sua vida
A Lei 14.071/20, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entrou em vigor hoje, dia 12 de abril. Por este motivo, o Portal do Trânsito, preparou um quadro comparativo…
Exame toxicológico: como será a cobrança do exame entre as renovações da CNH?
Diferente do que está sendo veiculado, não será necessário portar o laudo do exame toxicológico para comprovação da realização do exame. *Atualizado em 09/04 às 12h30 A nova lei de…
Se for fiscalizado e com uma rotina e material direcionado para prática e teórico, será uma medida boa. Como tem sido as atualizações, é perda de tempo, pois foi só para cumprir a carga horária.
Acrescentando, valorizar esse profissional, nem está em pauta, cobrar ai sim, são craques em ficar inventando moda. Porque não reestrutura a justiça de 1942/6/8, com mais de 70 anos sem atualizar.
Hoje o bandido é mais feliz que a pessoas dignas e trabalhadoras.
Acredito que esta obrigatoriedade deve ser pra engordar os caixas das empresas formadoras.Porquê se facilitar os instrutores darão aulas aos formadores.São os instrutores que lidam dia a dia com alunos e acompanham as leis das suas profissões.
Concordo com voce ,pois e um faz de conta essas escolas de instrutores nao tem estrutura para formar e nem reciclar os intrutores,e mais as autoescolas nao tem culpa desse transito, que virou uma guerra sem. a responsabilidade das autoridades que sao omissos com o transito.
[…] Projeto de Lei Fonte: Portal do Trânsito […]
[…] Projeto de Lei Fonte: Portal do Trânsito […]
Os profissionais estão trabalhando para não passar fome, sem estimulo nenhum.
Já fui trocado por um profissional que só colocava vídeo na sala de aula, mas aceitava ganhar menos..
Tem que ter fiscalização..
Os profissionais estão trabalhando para não passar fome, sem estimulo nenhum.
Já fui trocado por um profissional que só colocava vídeo na sala de aula, mas aceitava ganhar menos..
Tem que ter fiscalização..
Um auxílio reclusão é maior que o salário de um instrutor..