Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de junho de 2024

Por que é proibido dirigir com uma mão? Veja a resposta!

O ato de dirigir exige do condutor atenção constante aos múltiplos fatores que vão se apresentando durante o trajeto.


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/06/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
O fato de ser proibido dirigir com uma mão decorre dessa condição e esse foi o tema de um dos programas Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, como você pode ver acima.

Dirigir é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. Qualquer displicência ou distração pode ser a causa de sinistros de trânsito. O ato de dirigir exige do condutor atenção constante aos múltiplos fatores que vão se apresentando durante o trajeto. O fato de ser proibido dirigir com uma mão decorre dessa condição e esse foi o tema de um dos programas Tira-dúvidas do Portal do Trânsito, como você pode ver acima.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, dirigir é um ato que exige todas as nossas capacidades, tanto da cabeça, como do corpo. “Dirigir com as duas mãos no volante faz parte das recomendações de segurança assim como das exigências básicas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explica.

Ainda conforme o especialista, as duas mãos devem estar sempre ao volante e prontas para fazer movimentos fundamentais ao ato de dirigir. “São exemplos desses movimentos: trocar a marcha, ajustar um espelho, ligar o pisca-pisca e assim por diante” diz Mariano.

Dirigir com uma mão
Dirigir com apenas um das mãos ao volante é proibido e perigoso. Foto: azgek1978 para Depositphotos

Para ele, essa regra é muito importante e todos devem segui-la.

“Mais do que uma questão de ser ou não proibido dirigir com uma mão, é uma decisão de dar de fato segurança ao ato de dirigir. Os outros usuários do trânsito e a sua família agradecem”, conclui.

Norma do CTB

De acordo com o CTB, dirigir com apenas uma das mãos, exceto para fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo é uma infração média. A multa é de R$ 130,16 com acréscimo de quatro pontos na CNH.

A infração é de maior gravidade nos casos de conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem segurar o guidom com ambas as mãos. Nesse caso, portanto, considera-se a infração como grave com multa de R$ 195,23.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *