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Portal lista informações que todo condutor deve saber sobre manutenção do veículo

Veículos bem conservados são mais econômicos, consomem, quebram e depreciam menos, além de serem mais seguros.


Por Mariana Czerwonka Publicado 27/02/2024 às 07h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Manutenção do veículo
Fazer a manutenção preventiva do veículo é muito mais econômico porque geralmente evita que os problemas se agravem. Foto: Nomadsoul1 para Depositphotos

Veículos bem conservados são mais econômicos, consomem, quebram e depreciam menos, além de serem mais seguros. Isso porque um veículo em mau estado de conservação está mais sujeito a falhas, panes, infrações, penalidades e até sinistros de trânsito.

Por esse motivo, o Portal do Trânsito lista alguns conhecimentos básicos de manutenção do veículo para o dia a dia de condutores e proprietários. Os itens destacados necessitam de verificação e atenção constantes e afetam diretamente a segurança.

Conhecendo o veículo

Conhecer bem o veículo é fundamental. Por isso, o condutor deve ler cuidadosamente o manual do veículo, pois ele mostra todas as particularidades e recursos específicos de cada modelo. Além disso, é necessário conhecer a localização e a função de todos os comandos do veículo e saber interpretar corretamente todos os indicadores do painel. Não conhecer bem o veículo pode levar a situações de risco.

Antes de sair

Antes de sair de casa, o condutor precisa verificar se toda a documentação está ordem, se o veículo está funcionando corretamente e se ele está apto a dirigir. Feita essa verificação, é possível dar a partida no motor. Lembre-se: só se deve ligar o carro se todos os ocupantes estiverem de cinto de segurança.

O correto é aquecer o motor com o veículo em movimento, pois não acumula gases tóxicos na garagem, e aquece, além do motor, todo sistema de transmissão.

Combustível

Para funcionar bem, o motor precisa de combustível de boa qualidade. Combustível de má qualidade com água, impurezas ou adulterado, irá prejudicar o bom funcionamento e poderá danificar o motor.

O ideal é andar sempre com o tanque cheio. Trafegar com combustível “sempre na reserva” provoca o acúmulo de água dentro do tanque, o que diminui muito a qualidade do combustível, afeta o desempenho do motor e pode danificar o sistema de injeção e a bomba de combustível.

Lubrificante

O lubrificante cria uma película protetora com a finalidade principal de reduzir o atrito bem como o desgaste entre as peças móveis do motor. Se faltar óleo ou se ele estiver em más condições, o motor poderá danificar-se rapidamente. A recomendação é fazer as trocas de óleo dentro da quilometragem prevista pelo fabricante. Em condições severas, a troca deve ser antecipada.

Freios

O freio do veículo serve para reduzir a velocidade ou fazer o veículo parar completamente. Os freios são itens de segurança, portanto é dever do condutor ou proprietário mantê-los em ótimo estado de funcionamento. Os cuidados são: fazer revisões para verificar o estado de lonas ou pastilhas, discos e demais componentes, saber que o fluido precisa ser drenado e substituído, periodicamente. Além disso, é importante conhecer e praticar técnicas para poupar o sistema de freios, aumentando a vida útil de seus componentes.

Pneus

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados. Os principais cuidados com os pneus são:

  • Calibrá-los regularmente, obedecendo às recomendações do fabricante. Pressões incorretas, principalmente abaixo do normal, causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo.
  • Para o pneu ficar com a pressão correta deve-se calibrar quando estiver frio.
  • É necessário fazer o balanceamento das rodas e alinhamento de direção, sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante. Ou seja, alinhamento incorreto pode causar desgaste prematuro, diminuindo muito a durabilidade dos pneus.
  • O estepe deve estar sempre em perfeitas condições de uso.
  • Sempre que “bater” com os pneus em buracos na pista, leve para um especialista examinar, esse tipo de incidente pode danificar as fibras internas do pneu. Nesses casos, surgem bolhas nas laterais e pontos fracos que diminuem muito a segurança.

Pneu com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm já se considera “careca” e seu uso é proibido porque aumenta muito o risco de aquaplanagem e a segurança fica seriamente comprometida.

Manutenção preventiva do veículo

Fazer a manutenção preventiva é muito mais econômico porque geralmente evita que os problemas se agravem. A melhor maneira de fazê-la é seguir as recomendações do fabricante, dentro dos prazos e assim como quilometragem do manual do veículo.

Em veículos mais antigos ou que não possuem manual, é importante estabelecer um programa próprio de manutenção periódica.

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