Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Quer aumentar a vida útil dos pneus? Veja dicas de manutenção

Alguns cuidados podem melhorar a manutenção dos pneus e, ainda, contribuir com a economia de combustível.


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/01/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Vida útil dos pneus
Alguns itens, como os pneus, afetam diretamente a segurança do veículo. Foto: Divulgação.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os condutores devem ter noções básicas sobre o funcionamento dos veículos, principalmente dos itens que afetam diretamente a segurança. Os pneus, por exemplo, necessitam de verificação e atenção constantes, para evitar acidentes e também prolongar a sua vida útil.

Nesse sentido, a Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, e a DPaschoal, revenda oficial Goodyear, selecionaram algumas dicas para aumentar a vida útil, melhorar a manutenção dos pneus e, ainda, contribuir com a economia de combustível.

São dicas valiosas, com foco no desempenho e na segurança dos veículos que trafegam pelas ruas, avenidas e estradas.

Calibragem correta

É essencial conferir a calibragem dos pneus regularmente sempre seguindo a pressão recomendada no manual do veículo. O uso da pressão recomendada é essencial, garantindo uma maior durabilidade dos pneus, menor consumo de combustível e o funcionamento correto da suspensão do veículo. Outra dica essencial é sempre checar a calibragem do estepe, afinal ele precisa estar sempre pronto para qualquer emergência.

Alinhamento

Verificar o alinhamento da direção anualmente ou a cada 10.000km rodados garante um desgaste uniforme dos pneus além de garantir um menor consumo de combustível e evita possíveis danos na suspensão do veículo.

Balanceamento

A verificação do balanceamento do conjunto de pneu e roda na mesma frequência que o alinhamento, garante o correto equilíbrio do conjunto, mantendo a estabilidade do veículo e evitando trepidações que, além de desconfortáveis, prejudicam a segurança principalmente em rodovias.

Rodízio dos pneus

O rodízio dos pneus é uma prática que ajuda a aumentar a longevidade dos pneus. Dessa forma, garantindo que os quatro pneus tenham um desgaste uniforme, sempre conforme orientado no manual do veículo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *