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Problemas nos controles dos airbags faz Audi anunciar recall 

Problemas nos controles dos airbags faz Audi anunciar recall

Recall AudiProprietários dos veículos A4 Sedan, S4 Sedan, A4 Avant, S4 Avant, RS4 Avant, devem comparecer a uma concessionária para efetuar a programação do sistema

A Audi do Brasil convocou, nesta segunda-feira (3), os proprietários dos veículos Audi (A4 Sedan, S4 Sedan, A4 Avant, S4 Avant, RS4 Avant), fabricados de 3 de fevereiro de 2012 a 23 de julho de 2014, a comparecerem a uma Concessionária Audi para efetuar a reprogramação da unidade de controle dos airbags dianteiros.

No comunicado, a empresa informa ter constatado uma falha de programação na unidade de controle dos airbags dianteiros que, em caso de acidente com colisão frontal e forte desaceleração, pode não abrir, causando perda da sua função de proteção adicional, com risco de danos físicos e materiais ao motorista e passageiro do banco dianteiro.

Para verificar se o veículo está envolvido nesta campanha e para mais informações, a Audi disponibiliza o telefone 0800 777 2834 ou pelo site da empresa.

O Procon estadual de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fonte: Ifronteira


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