Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Registro e gestão online de infrações já é uma realidade

Criada pela Celepar, a plataforma permite registrar e gerenciar infrações pela internet.


Por Thabita Yuri Publicado 14/08/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
gestão online de infrações
A gestão online de infrações de trânsito já é uma realidade. Foto: SergeyNivens para Depositphotos

O registro e a gestão online de infrações já são realidade em 46 cidades paranaenses que adotaram um sistema denominado GIT. Criada pela Celepar, essa plataforma permite registrar e gerenciar infrações pela internet. Esse sistema faz parte do projeto Celepar Cid@des. Ele oferece diversas soluções voltadas para a administração municipal — algumas delas já estão consolidadas e outras foram recentemente introduzidas.

Atualmente, 92 municípios do Paraná utilizam uma ou mais dessas soluções integradas no pacote. Atualmente, é possível concluir que estamos em uma era onde os segredos praticamente não existem mais. Epecialmente no que diz respeito a ações realizadas em espaços públicos. No contexto do trânsito, o GIT se destaca como uma solução de gestão online já estabelecida.

Desde sua implementação em 2013, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba tem utilizado o GIT. E, a partir de 2018, incorporou também o Geproc (Sistema de Gestão Eletrônica de Processos).

Utiliza-se este sistema, por exemplo, para transferir pontos de multa entre condutores ou para avaliar as defesas apresentadas por motoristas que receberam multas. “Para ilustrar a eficácia desse método, o período necessário para análise das defesas prévias, que antes eram feitas em papel e levavam 785 dias, agora caiu para menos de 30 dias”, comenta Alexsandra Andrea de Marchi, chefe da Unidade de Atendimento, Estatística e Instrução da secretaria.

“O processamento dos autos de infração acontece com rapidez e eficiência, assim como os processos relacionados ao pagamento e à regularização dos valores.”

Desde 2018, cerca de 1,6 milhão de indicações de condutores foram avaliadas com o uso do Geproc pelo órgão. De acordo com Alexsandra tanto o GIT quanto o Geproc transformaram a rotina dos colaboradores e proporcionaram economia ao município. “A transição dos processos físicos para os digitais trouxe agilidade, confiabilidade e comodidade para os cidadãos”, explica.

A implementação do Geproc começou pela Transitar — Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel em abril deste ano. Até agora, o órgão já possui mais de 800 processos online para identificação de condutores assim como de defesa prévia registrados no Geproc.

Conforme Ricardo Yamasaki, responsável pelo Setor de Gestão de Infrações da Transitar, tanto os colaboradores do órgão quanto os motoristas da cidade já se adaptaram ao novo sistema.

Ele ressalta: “Estamos recebendo assistência técnica da Celepar e estamos percebendo uma melhora significativa, especialmente na redução do uso de papel”.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *