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Rio está entre as melhores cidades para ciclistas 

Rio está entre as melhores cidades para ciclistas

Na contramão dos últimos acidentes com ciclistas no Rio, uma notícia é favorável para a cidade. O relatório internacional divulgado por uma consultoria de planejamento urbano, o Copenhagenize Index 2013, que analisa as 150 cidades do mundo mais “amigas” da bicicleta, coloca o Rio em 12º lugar no ranking, seis posições acima do ranking de 2011. Os cariocas aparecem na frente de importantes cidades como Paris e Barcelona; Amsterdã, na Holanda, ocupa o topo da lista. No relatório de 2011, o Rio ocupava a 18ª posição, em uma lista de 80 cidades. Os investimentos realizados pela Prefeitura fizeram com que a cidade avançasse no ranking, mostrou o estudo. O secretário Municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a Prefeitura recebeu com muita alegria a notícia e da amabilidade da população pelas magrelas. “Isso é fruto do esforço de expandir as ciclovias e as ciclofaixas. O prefeito Eduardo Paes afirmou que estes investimentos continuam no plano estratégico do governo”. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as bikes deixaram de ser apenas um objeto de lazer. “A bicicleta também passou a fazer parte da movimentação das pessoas em curtas distâncias, servindo como alimentador das redes de transporte de massa”. 450 km até 2016 Em quatro anos, a malha cicloviária do Rio passou de 150 quilômetros para 305 quilômetros. A previsão é que este número passe para 450 quilômetros até 2016. A cidade tem bicicletários distribuídos por diversas regiões, mas até o fim de 2013 serão oferecidas mais de mil novas vagas. Os turistas que visitam a Cidade Maravilhosa e mesmo os moradores que não querem investir ou tirar a bike de casa podem alugar uma das 600 bicicletas que estão disponíveis em 60 estações. De acordo com a Prefeitura, esse projeto está em ampliação e vai se estender para outros bairros. O projeto Bike Rio foi apontado pelo relatório como um ponto positivo para a cidade. Recomendações Por outro lado, o Copenhagenize Index 2013 recomenda algumas medidas de segurança, como a redução do limite de velocidade das vias paralelas as ciclovias da orla, que é atualmente de 70 km/h, e intervenções de moderação de tráfego. Carlos Roberto Osório informou que um estudo está sendo realizado para avaliar esta questão. “Os ciclistas e os motoristas devem respeitar um ao outro. As travessias devem ser feitas nos locais adequados, nos sinais de trânsito, pois desta forma o fluxo de carro não compromete a segurança dos usuários de bicicletas”.Segundo o secretário, não há registro de acidentes na área, mas ele aproveitou e faz um alerta: “Pistas sem recuo e sem acostamento não são recomendadas para os ciclistas. As vias expressas, como a Linha Amarela, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, também não devem ser usadas. Os riscos e as limitações de cada meio de transporte devem ser respeitados”. 1 milhão de viagens por dia De acordo com dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, são registradas mais de um milhão de viagens de bicicleta por dia no Rio, tanto para pequenos deslocamentos como para o uso por parte do comércio na realização de entregas e prestações de serviço. O Rio recebeu o título brasileiro de Capital da Bicicleta e a cidade oferece a segunda maior malha cicloviária da América Latina. O ranking das cidades foi baseado em 13 critérios que variam da aceitação da população ao transporte compartilhado à percepção de segurança. Além da existência de um programa de compartilhamento de bicicletas e infraestrutura. Os pontos são dados em categorias onde a cidade atingiu nível significante. Outros detalhes sobre o Copenhagenize Index 2013 podem ser conferidos aqui. Veja a lista das 14 primeiras posições no ranking: 1. Amsterdã 2. Copenhague 3. Utrecht 4. Sevilha / Bordeaux 5. Nantes / Antwerp 6. Eindhoven 7. Malmö 8. Berlim 9. Dublin 10. Tóquio 11. Munique / Montreal / Nagoia 12. Rio de Janeiro 13. Barcelona / Budapeste / Paris 14. Hamburgo Fonte: Globo.com

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