Saiba como lidar com crianças que choram na cadeirinha
Não tem desculpa, além de serem obrigatórias por lei, as cadeirinhas são a forma mais segura de transportar as crianças nos veículos, sejam eles particulares, escolares ou táxis. Porém, muitos pais reclamam que as crianças choram quando estão no dispositivo e acabam cedendo e pegando a criança no colo.
O transporte de crianças é regulamentado no Brasil pela Res.277/08, que estabeleceu a obrigatoriedade de uso de dispositivo de retenção adequado para a idade da criança. Quem não obedece, comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54. Mas lembre-se: nesse caso, a multa não é o mais importante. O uso do sistema de retenção adequado e corretamente instalado reduz em até 75% as mortes e em até 90% as lesões em caso de acidente.
Todos sabem que devem utilizar cadeirinhas, mas poucos sabem os motivos dessa obrigatoriedade. As crianças são mais frágeis do que os adultos e o cinto de segurança não foi projetado para proteger indivíduos menores de 1,45 m. Por esse motivo, para prevenir lesões em crianças, é necessário utilizar o cinto de segurança e um equipamento adequado ao peso, altura e idade da criança, além de homologado por órgãos nacionais ou internacionais de qualidade.
Por esse motivo, é necessário ter calma e paciência e resistir às reclamações dos pequenos quando estão nas cadeirinhas. Algumas dicas podem facilitar a vida dos pais nesse momento:
- A primeira delas, que não é apenas uma dica, mas uma questão de lei. O recém-nascido já deve sair da maternidade no bebê-conforto. Se utilizar sempre, além de estar mais seguro, será mais fácil para a criança se acostumar.
- Comprar espelhos retrovisores para colocar atrás com o bebê. Não acalma o pequeno, mas tranquiliza os pais que conseguem ver se está acontecendo alguma coisa ou se é apenas uma birra passageira.
- Não tire o bebê do carro logo após o primeiro choro. Certifique-se de que está tudo bem, mas tente acalmá-lo de outras formas.
- Quando o bebê é muito novinho, o uso das almofadas (certificadas) para apoiar o pescoço deixa o dispositivo mais confortável.
- Checar se o tamanho da cadeirinha está de acordo com o peso e idade da criança.
- Tentar conversar com a criança.
- Não andar de carro logo após as mamadas do bebê.
- Se o trajeto for longo, vale a pena programar paradas para descanso. E daí sim, nesse momento, tirar a criança da cadeirinha, para mudá-la um pouco de posição.