Notícias

Notícias

Saiba quais os cuidados para a correta instalação do escapamento 

Composto por tubo motor, silencioso intermediário, silencioso traseiro, abraçadeiras, juntas, suportes de borrachas ou coxins e catalisador, o sistema de exaustão requer atenção dos reparadores no momento da troca de todos os componentes. Spray lubrificante, material de vedação e atenção ao manusear a sonda lambda podem fazer a diferença na hora da manutenção

O escapamento, componente avaliado na Inspeção Ambiental Veicular, ganhou importância na hora da reparação. Em más condições pode ser o responsável por reprovar o veículo no teste de emissões. Por isso, merece especial atenção não só dos motoristas, mas também dos mecânicos no momento de fazer a manutenção. “Inicialmente, é preciso fazer uma análise visual dos pontos de ferrugem e, em seguida, uma inspeção manual para verificar se não existe nada solto internamente”, afirma Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores. Hora de observar se há corrosões, furos, amassados, trincas e vazamentos.

O engenheiro explica que se o sistema de escapamento for o original de montadora e for uma peça única, é possível observar os pontos indicados para separar as partese recomendanão usar o maçarico, pois há risco de incêndio devido à proximidade do tanque de combustível.

Caso seja necessário efetuar a substituição do catalisador junto com o coletor, Grosskopfaconselhapassar um spray lubrificante nas porcas e desconectar asonda lambda (sensor de oxigênio). “Outro detalhe importante ao finalizar a instalação de silenciosos, é a dobra das chapinhas dos suportes, se existirem”, complementa.

A vida útil do escapamento varia dependendo das condições em que o veículo trafega. “Se o veículo circula em percursos longos, a água gerada pela combustão evapora, e terá durabilidade maior. No entanto, se o carro faz trajetos curtos, e não chega a evaporar a água que se acumula, provavelmente o sistema terásua vida útil comprometida”, acrescenta o engenheiro.

Sobre a Tupe

Técnico faz manutenção do sistema de escapamento.
r Escapamentos e Catalisadores

Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há mais de 41 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual que chega a quase 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição.

Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.

A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os centros de distribuição (CD´s) estão localizados em regiões estratégicas do País para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo INMETRO.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *