Como e quando surgiu o airbag?
Você conhece a história do airbag? Entenda como esse dispositivo de segurança que já salvou milhões de vidas nos últimos anos
Você já parou para pensar quando e por que surgiu o airbag? Apesar de parecer uma tecnologia relativamente recente, a patente do airbag foi registrada em 1971. Na época, a Daimler registrou a invenção como “dispositivo de proteção para os ocupantes de um veículo motorizado”.
Entretanto, outra marca também já havia criado seu airbag. A Mercedes-Benz desenvolveu seu primeiro projeto de airbag entre os anos de 1966 e 1971. Porém, a comercialização do sistema da marca aconteceu apenas em 1980.
Foi nesse mesmo ano que o primeiro automóvel com airbag começou a circular. Era um Mercedes-Benz Classe S – modelo 126. Na época, o dispositivo combinava a ação de um dispositivo de segurança frontal para o condutor com um tensionador do cinto de segurança.
Na década seguinte, no ano de 1992, o dispositivo de segurança frontal para o condutor e passageiro chegaram aos demais modelos da Mercedes-Benz: Classe S, SL, 400 E e o modelo 500 E (modelo 124). Depois disso, o dispositivo de segurança evoluiu para novos tipos de airbags. Alguns exemplos são:
- o airbag lateral;
- airbag de cortina;
- airbag lateral para a cabeça;
- e o tórax e airbag de joelhos.
Dentro do contexto de evolução das tecnologias de segurança, nos Estados Unidos, o dispositivo de segurança é considerado um item obrigatório em todos os carros 0 km desde 1998.
Porém, no Brasil, o dispositivo de segurança passou a ser obrigatório apenas em 2014. Ou seja, há apenas 10 anos. O primeiro automóvel fabricado já com airbag no Brasil foi um Fiat Tipo, em 1996.
Como funciona um airbag?
A principal funcionalidade deste dispositivo de segurança é reduzir o impacto que é transferido aos ocupantes de um automóvel durante uma colisão. Com isso, tanto condutor quantos passageiros conseguem sair de um acidente com lesões menos graves. O acionamento do dispositivo de segurança acontece após o automóvel se chocar com algo.
Vale ressaltar que após o acionamento, os sensores do automóvel enviam sinais para a unidade de controle do airbag. Caso a força da colisão atenda o critério de ativação do dispositivo de segurança, um gerador de gás infla uma bolsa imediatamente, protegendo quem está dentro do veículo. Todo esse processo acontece em milésimos de segundo, liberando a azida de sódio e o nitrato de guanidina, que juntos, fazem a bolsa inflar.
E você, já conhecia a história do airbag? Conte para nós aqui embaixo!