Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

São Paulo tem menos de 2 habitantes por veículo


Por Talita Inaba Publicado 17/08/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h32
Ouvir: 00:00

O Estado de São Paulo ultrapassou no último mês de julho a marca de 25 milhões de veículos registrados, segundo cálculo do Detran, departamento estadual de trânsito. O número é superior à população total da Austrália e à frota somada de todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Tendo em vista que a população de São Paulo é de quase 42 milhões de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado já atingiu o marco de 1,6 habitante por veículo, superando a média nacional e aproximando-se ao nível de países desenvolvidos.

Segundo estudo do Sindipeças, sindicato das fabricantes de autopeças, havia no Brasil em 2012 uma média de 5,2 habitantes por veículo. São Paulo no ano passado já tinha a menor razão entre pessoas e autoveículos, de 2,9, seguido pelo Paraná, com 3,4, Rio Grande do Sul, 3,5, e Rio de Janeiro, 4,7.

Na comparação com outros países, São Paulo também apresenta frota maior. De acordo com informações compiladas pela Anfavea, a associação dos fabricantes, a média em 2011 de habitantes por veículo na Argentina era de 3,7; no México, 3,6; na Coréia do Sul, 2,6; na Suécia, 1,9; e na Alemanha, 1,8. São Paulo supera até Bélgica, Áustria, Reino Unido, França, Espanha e Japão, que ficaram com 1,7 habitante por veículo em 2011.

Atualmente, a frota paulista só não é maior que a do Canadá, com média de 1,6; Itália, com 1,4; e Estados Unidos, com 1,2 pessoa por veículo.

Fonte: Automotive Business

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *