São Paulo terá operação especial de trânsito para Enem 2023
O objetivo é facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer as provas do Enem, com o tráfego livre para ônibus e veículos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organiza operação especial de trânsito para os próximos dois domingos (5 e 12), monitorando os principais corredores da cidade, para garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito, em razão da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Conforme o órgão, as equipes da CET irão intensificar o monitoramento, agilizando a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos.
O programa Ruas Abertas da Avenida Paulista e do bairro da Liberdade e também a Ciclofaixa de Lazer da Cidade estarão suspensos nesses dias. A medida visa facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer as provas do Enem, com o tráfego livre para ônibus e veículos. Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções assim como sugestões, ligue SP156.
Recomendações
- Respeite a sinalização;
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
- Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações dos locais de provas.
Ônibus de graça
De acordo com a Agência Brasil, a cidade de São Paulo também vai disponibilizar ônibus gratuito para todos os passageiros nos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dois próximos domingos: 5 e 12 de novembro.
Nestes dois dias, o embarque nos ônibus será gratuito entre 9h e 21h. Ou seja, os usuários não devem passar pela catraca, fazendo o embarque e desembarque pela mesma porta.
A prefeitura de São Paulo informou ainda que a SPTrans, empresa que administra o transporte por ônibus na capital paulista, vai reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova e que tem grande movimentação de estudantes.