Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Semana Nacional de Trânsito começou ontem em todo o país


Por Agência de Notícias Publicado 19/09/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Começou na sexta-feira (18) e vai até dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Tema deste ano é “Perceba o risco, proteja a vida”.

Semana Nacional de TrânsitoFoto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Começou na sexta-feira (18) e vai até dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, este ano a semana ocorrerá em formato digital. A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano.

ONU

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nela, os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas. Por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo. A meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude. E assim, ressaltar que cada um é responsável pela segurança de todos. Por isso, deve-se perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida. E, dessa forma, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem, também, palestras sobre temas variados.

Matérias relacionadas:

Crie sua palestra para a Semana Nacional de Trânsito 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *