Notícias

Notícias

Trânsito no Rio já é pior do que em São Paulo 

Trânsito no Rio já é pior do que em São Paulo

Trânsito no Rio

Cariocas gastam mais tempo do que os paulistanos no trajeto diário entre casa e trabalho, segundo dados do IBGE

Muitos previam que este dia chegaria. E (infelizmente) chegou. O Rio acaba de desbancar São Paulo, conhecida mundialmente pelos engarrafamentos quilométricos, justamente no quesito trânsito. Por aqui, já gastamos mais tempo do que os paulistanos para ir e voltar do trabalho: levamos 47 minutos, em média, contra 45,6 minutos deles. Os dados são do último Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio), do IBGE, compilados pelo pesquisador Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, do Ipea.

O Rio também encabeça o ranking percentual de pessoas que gastam mais de uma hora no trajeto diário de ida e volta do trabalho: 24,7% contra 23,5%. Uma das hipóteses que justificariam o congestionamento mais pesado na capital fluminense é que as áreas densamente povoadas da Região Metropolitana, como a Baixada Fluminense e São Gonçalo, funcionam apenas como “dormitórios”. A falta de empregos na região obriga os moradores a se deslocarem até o município do Rio para trabalhar, o que não acontece tanto em São Paulo, onde as ofertas de trabalho estão mais espalhadas pelo território.

Outro fator é que os paulistanos dispõem de uma rede de transportes mais eficiente, com mais linhas de metrô, trem e mais corredores de ônibus, além de um número maior de ruas e avenidas que proporcionam rotas alternativas. Por ficar espremido entre o mar e a montanha, o Rio tem menos possibilidades de desvios e cortes de caminho. A questão, portanto, vai muito além dos transtornos viários causados pelas reformas em curso para a Copa e as Olimpíadas.

Fonte: Veja Rio

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']