Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Veículo seguro: faça um checklist para viajar no verão


Por Agência de Conteúdo Publicado 16/01/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Verifique itens que são importantes para manter o veículo seguro e em bom funcionamento ao pegar estrada.

Com a chegada do verão, das férias e do período de recesso, nada melhor do que pegar a estrada com a família e os amigos para aproveitar esse momento tão especial. As pessoas têm preferido viajar de carro ao invés de avião, por serem trajetos mais curtos para curtir sítios no interior ou praias mais vazias. Além de ser uma opção mais econômica em relação a preços de passagens aéreas, é ótimo para desfrutar da paisagem enquanto se passa pelas estradas.

Porém todos os cuidados para se viajar de carro são necessários para manter a segurança de todos da família.

A manutenção do carro deve estar em dia, e para isso é importante que se faça um bom planejamento de viagem antes de pegar a estrada, evitando assim qualquer tipo de problema durante o percurso.

Portanto, existem pontos cruciais para serem avaliados na hora de fazer a manutenção do veículo, mantendo-o seguro e com ótimo funcionamento. Começando por levar em uma oficina de confiança, seja por indicação de amigos ou por já ser conhecida no mercado de manutenção – saber que são profissionais qualificados no ramo é o primeiro passo para entregar o veículo em boas mãos.

Checklist

Após encontrar um bom profissional, os itens do checklist para manter o veículo em ordem podem ser iniciados pelos pneus. Verificar se eles estão em bom estado, se não estão carecas, se o estepe também está em condições para caso necessite em uma emergência e, caso necessite trocá-los, verificar a calibragem ideal.

Um pneu em mau estado pode resultar em problemas graves na estrada, como aquaplanagem, que é quando o pneu perde a aderência ao solo, podendo provocar graves acidentes.

Outro ponto do checklist é testar se os faróis e as demais sinalizações estão em bom funcionamento, como freios, luz de ré, farol alto e baixo e setas. Além de serem itens fundamentais ao pegar a estrada, caso tenha algum defeito na iluminação no momento da viagem durante o percurso, pode ser uma infração média, da qual se pode receber 4 pontos na carteira, mais a multa a ser paga.

Verifique o óleo do motor, para que esteja em um estado adequado, limpo e no nível ideal para utilização do carro. Lembrando que o óleo deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros rodados. Para manter a segurança, também é importante analisar o balanceamento e o alinhamento do veículo e como estão os discos de freios do mesmo.

Além de fazer o checklist do carro, deve-se fazer uma lista para não esquecer nenhum item para ter uma boa viagem, como as roupas necessárias para ir ao destino, os alimentos que possam ser consumidos no carro, além de manter a sua saúde em dia, não esquecendo dos suplementos nutricionais como a l-carnitina. 

Seguindo todos esses passos, é garantia de uma viagem perfeita para curtir bons momentos em família, em segurança e com saúde.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *