Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Veja como emitir a credencial de estacionamento para idosos pela internet


Por Assessoria de Imprensa Publicado 04/10/2022 às 21h20 Atualizado 08/11/2022 às 21h02
Ouvir: 00:00

Conforme o Serpro, a emissão da credencial de estacionamento para idosos é muito simples e pode ser feita pela internet. Assista ao vídeo e veja o passo a passo.

Condutor com mais de 60 anos, carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.Br pode emitir a credencial de estacionamento para idosos diretamente no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Tudo isso sem necessidade de sair de casa, evitando deslocamento a um serviço presencial. A informação é do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Importante: para ter acesso, é necessário que o município de residência do condutor já tenha liberado o benefício aos motoristas da cidade.

De acordo com o órgão, a emissão da credencial é muito simples. Após acessar o portal de serviços da Secretaria, o cidadão deve rolar a página para baixo até a sessão “Usuário” e clicar em “Acessar Serviço”, ao lado da opção “Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos”.

Depois, deve fazer o login com a conta Gov.br. Se não houver impedimento no cadastro, a tela para download aparecerá. Antes de baixar, o cidadão deve ler assim como concordar com os termos e condições. Na sequência, é só imprimir o arquivo PDF.

Assista ao vídeo do Serpro e veja o passo a passo para emitir a credencial de estacionamento para idosos

[su_video url=”https://www.portaldotransito.com.br/wp-content/uploads/2022/10/download.mp4″]

Não consegue assistir? Baixe o vídeo aqui.

Como os órgãos de trânsito podem autorizar?

A liberação pelos órgãos de trânsito das prefeituras já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito ocorre por meio da funcionalidade “Habilitar Órgão Emissor”. Nesse sentido, deve ser utilizado o certificado digital do CNPJ do município ou do Detran para anexar o símbolo do órgão que será apresentado na credencial e depois clicar em salvar. A partir disso, a funcionalidade estará disponível para os condutores dessas localidades. No entanto, para os entes que ainda não estão integrados, a habilitação é feita pelo Detran da respectiva Unidade da Federação.


Leia também:

Cartão de estacionamento para idoso vale até para quem não tem CNH 

Segurança

A autenticidade da credencial de estacionamento pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO. Ele está disponível nas lojas Google Play bem como App Store.

Conforme o Serpro, trata-se do mesmo app já utilizado para aferir a autenticidade das versões digitais da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Além disso, das novas placas veiculares que já possuem QR Code.

A emissão da credencial de estacionamento para idosos foi desenvolvida pela pareceria entre a Senatran e o Serpro para atender à Resolução Contran Nº 965 de 17/5/2022, que define assim como regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • Pedro Rocha de Souza
    23/05/2023 às 08:33

    esse cartao de estacionamento trouxe muitos beneficios para nos idosos ex: a facilidade de entrar e sair da vaga estacionada

  • Celeste AIda Alvarenga Dias
    17/12/2023 às 12:18

    EMISSÃO DO CARTÃO DE IDOSO

  • Celeste AIda Alvarenga Dias
    17/12/2023 às 12:19

    EMISSÃO DO CARTÃO DE IDOSO.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *