Notícias

Espaço do aluno

10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN 

10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN

prova-teorica_dicaOs índices de reprovação no exame teórico variam bastante de Detran para Detran. Em média, 50% dos candidatos à primeira habilitação reprovam na primeira tentativa.  Isso ocorre, principalmente, pelo despreparo dos candidatos, pois muitos estudam sem entender o conteúdo e se preocupam em “decorar” as respostas. Além, é claro, do nervosismo na hora da prova.

A Tecnodata e o Portal do Trânsito prepararam uma série de dicas para auxiliar o futuro condutor a passar na prova teórica, de primeira. Veja quais são elas!

1.       Saiba com antecedência como será a prova.

Na maior parte do país a prova teórica tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta. Por lei, as questões são distribuídas proporcionalmente à carga horária das disciplinas do curso teórico (cálculo para prova com 30 questões): 12 de Legislação (incluindo Infrações e Sinalização), 10 de Direção Defensiva, 03 de Primeiros Socorros, 03 de Cidadania e Meio Ambiente e 02 de Mecânica Básica. Para ser aprovado o candidato precisa acertar no mínimo 70% da prova, o que equivale a 21 questões se ela tiver 30 no total.

2.       Preste bastante atenção nas aulas teóricas.

O curso teórico tem 45 horas/aula e é obrigatório cumprir toda a carga horária. Sendo assim, não perca tempo! Aproveite as horas que estiver em sala de aula para realmente aprender. Preste atenção nas informações passadas pelo instrutor, nos conteúdos apresentados e nos materiais didáticos utilizados. Fique atento às dicas, às indicações de site e materiais complementares. E não esqueça de tirar todas as dúvidas antes de marcar o exame!

3.       Estude em casa também.

Estudar apenas durante as aulas do curso teórico não basta para evitar a reprovação. Leia a apostila que você receber antes de ir para as aulas, destacando o que considera mais difícil. Depois das aulas, releia o conteúdo estudado e confira se os seus apontamentos foram esclarecidos. Siga as orientações do instrutor quanto a sites e materiais complementares para auxiliar nos seus estudos. Aproveite para verificar também se o próprio Centro de Formação de Condutores que você está matriculado não possui materiais para venda ou empréstimo.

4.       Estude mais o que você tem maior dificuldade.

A probabilidade de cair na prova mais questões do que você menos sabe é grande. E neste caso, é melhor não contar apenas com a sorte. Durante o curso teórico, você conseguirá identificar claramente quais conteúdos você tem mais e menos facilidade de compreensão. Procure focar nos assuntos que você considera mais difíceis. Dedique mais tempo de estudo para eles. Para verificar se realmente já está em condições de fazer o exame, teste seus conhecimentos com provas específicas destes conteúdos.

5.       Leia bastante para melhorar a interpretação de texto.

Um dos principais motivos de reprovação no exame teórico é a dificuldade do candidato em saber interpretar as questões. O que ocorre, na maioria das vezes, é que o candidato não entende a questão e, consequentemente, não consegue respondê-la.  Para melhorar a interpretação da prova, o ideal é ler mais a apostila do curso e outros materiais relacionados. Isso irá ajudá-lo a se familiarizar com a linguagem e os termos técnicos da área. O que certamente fará toda a diferença na hora o exame.

6.       Faça simulados.

Fazer simulados da prova teórica é fundamental para conhecer o estilo das questões e diminuir o nervosismo no dia do exame.  Não se limite apenas a obrigatoriedade da realização das provas específicas após a conclusão de cada disciplina e ao simulado geral após o fim do curso teórico. Busque fazer mais provas para se habituar à linguagem utilizada nas questões e rever conteúdos que não ficaram tão claros. Existem materiais específicos para o aluno praticar, pergunte ao seu instrutor! Além disso, a maioria dos Detrans disponibiliza em seus sites oficiais vários simulados das provas, clique aqui para conferir!

7.       Não seja precipitado para fazer o exame.

Se você ainda tem dúvidas sobre algum conteúdo, não arrisque! Estude um pouco mais e só marque o exame quando estiver realmente seguro. Existem inúmeros materiais didáticos além da apostila que podem te auxiliar nesse momento: vídeos, banco de questões, provas específicas, simulados, entre outros. Converse com seu instrutor ou pesquise na internet, você certamente irá encontrar várias opções!

8.       Leia as perguntas mais de uma vez durante a prova.

Muitos temem as famosas “pegadinhas” durante a prova, mas para evitá-las basta ter calma e concentração. Preste muita atenção nos enunciados das questões para entender o que realmente está sendo perguntado. E somente depois disto, procure identificar a alternativa correta, ou seja, aquela que responda exatamente o que foi questionado. Não seja impulsivo! Leia as questões quantas vezes forem necessárias para não ser induzido ao erro.

9.       Na prova, faça as questões mais fáceis primeiro.

Durante a prova, leia todas as questões e faça primeiro aquelas que você tem certeza da resposta. Mas leia cada uma delas com bastante atenção para não cair em nenhuma “pegadinha”! Depois, administre o restante do tempo para analisar melhor as questões que restaram. Leia uma a uma com calma, até não ter dúvida de qual é a resposta correta.

10.   Planeje-se e mantenha a calma na hora do exame.

Antes do exame, procure dormir e se alimentar bem. Identifique o endereço do local da prova com antecedência e saia de casa cedo, para não chegar atrasado. Mantenha a calma e evite ficar estudando minutos antes da hora do exame. Faça exercícios de relaxamento para diminuir a tensão enquanto espera o momento da prova. Na hora do exame, preste atenção nas orientações do avaliador, respire fundo, concentre-se na sua prova e não fique preocupado com quem termina antes de você. Fique atento ao tempo limite da prova e responda todas as questões.

Boa sorte!


Artigos Recomendados Para Você

22 Comentários

  1. Daniete Nunes chagas

    Estudei bastante e fui reprovada fiz com tanta paciência mas vou conseguir na próxima não vou desisti preciso muito ser habilitada

    1. Gabrielle

      Vai dar certo!

  2. CNH Bloqueada: Quando e Por Que o DETRAN Pode Trancar Sua Carteira de Motorista – Amando Carros Mais Uma Vez

    […] significa fazer tudo de novo: exames, aulas teóricas e práticas e provas teórica e […]

  3. CNH Bloqueada: Quando e Por Que o DETRAN Pode Trancar Sua Carteira de Motorista – Mecanico Murilo

    […] significa fazer tudo de novo: exames, aulas teóricas e práticas e provas teórica e […]

  4. Gilberto

    Onde posso estudar para renovar minha carteira de motorista b se eu tirei ela em 1997 agora tem que fazer prova só que não tenho nada de material pra estudar

  5. Eliane Gomes da silva

    Já fiz duas vezes no Goiás não passo fazer

  6. Maria Helena Ribeiro Alves

    Maria Helena Ribeiro Alves micericodia desculpa mas é o meu sonho passar na prova teórica já foi reprovada 4 vezes não aguento mais eu mando para você micericodia de mim eu estudo estudo na hora lá eu me travo entre em Pânico mas sei se eu passar na prova teórica na rua já passei porque dirigir desde criança eu tenho Pânico porque quando não passava na prova meus pais batia muito em mim então quando vou fazer prova eu fico em Pânico preciso tirar a carteira porque o meu marido está muito doente eu tenho que pegar ele para lado e para outro me ajuda Detran já estou perdendo a esperança moro em Muzambinho Minas gerais vai ter prova aqui dia 6 de novembro espero que dessa vez eu não travou

  7. Petrucio

    Fui reprovado na primeira prova.kkvou tentar fazer denovo.

  8. Samuel

    Eu quero deixa aqui prova teórica lá ou em casa estão falando para não tem contato eles estão fazendo prova em casa e verdade

    1. Mariana Czerwonka

      Samuel

      Não entendi muito bem a sua pergunta. Você se refere a fazer a prova teórica remotamente? De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  9. Daniel

    Irei fazer a prova estudei morro de ansiedade mas Deus está na frente.

  10. Leila

    Eu fui reprovada duas vezes no exame do Detran, estudei bastante fiz bastante simulado e estou com receio de fazer de novo e não conseguir

  11. Rony Rodrigues De Sousa

    Fui reprovado na prova teórica e a alto Escola está cobrando 200,00 reias para refazer a prova. Está certo isso ? Tem como eu recorrer a algo mais em conta?

  12. Selma Ferreira Da Silva

    Oi, alguém me responde onde posso encontrar todo conteúdo a ser estudado pra tirar carteira?

  13. Lilian do rocio Garcia silveira

    Acabei de fazer minha pro reprovei denovo mas não vou desistir

  14. Lilian do rocio Garcia silveira

    Já e a quinta vez que faço a prova não consigo passar na teórica mas não vou desistir

  15. Eleonor Neves

    Fiz a prova do Detran pela segunda vez, preciso de ajuda, estudo, estudo mais, quando chego na prova, dá um branco que não consigo lembrar.

  16. Eichylla cristina da motta krinski

    Preciso de umas ajudas eu n tô conseguindo ser aprovada na prova teórica mano estou estudando só que na hora quando chega eu fico nervosa slk a eu preciso MT de ajuda ….😟😟😟…

  17. Vanderlan Araújo

    Já fiz duas vezes a prova em uma tire 19 e na outra 20 já tô desanimado cmg msm 😢

  18. Carlos Daniel

    Já fiz a prova 3 vezes , vou fazer ela de novo hoje , estudo p bastante pra passa nessa prova , mais não passo , espero q deus me ajude dessa vez 🙏🌸

  19. Charles breda da Silva

    Muito fácil,já dirijo a quase 20 anos. Tive minha CNH caçada. Fiz curso de reciclagem e provas do Detran. Todas provas passei com média de 8,7. Só ter interpretação de texto focinho.

  20. Simulado da prova teórica dos principais Detrans do país: veja como acessar - Portal do Trânsito

    […] 10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']