• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Ensinando a aprender

Respeito no trânsito: curso de formação de condutores é oportunidade de reforçar valores 

Respeito no trânsito: curso de formação de condutores é oportunidade de reforçar valores
Foto: Depositphotos

No trânsito devemos agir com responsabilidade, respeitar os direitos do outro, não infringir as leis e ser íntegro. Leia o artigo da seção “Para o seu CFC”.

Respeito no trânsito
Foto: Depositphotos

É de conhecimento geral que o trânsito é um ambiente social onde todos deveríamos viver pacificamente. No entanto, isso não acontece.

Seria utópico imaginar um ambiente de respeito, com cidadãos éticos e responsáveis convivendo?

O trânsito, sendo um local público onde circulam várias pessoas, veículos e animais, onde todos interagem, é necessário que haja respeito, responsabilidade, educação e ética entre os que dele participam.

É fundamental respeitar as normas criadas especialmente para o trânsito, a fim de resguardar a vida e na prevenção dos sinistros. A partir do momento em que entramos no trânsito, seja por qual motivo for, devemos entender que colocamos as nossas vidas ali.

Assim, para que tenhamos um trânsito mais seguro, com cada um fazendo a sua parte da melhor forma possível, garantindo a segurança individual e coletiva, precisamos, acima de tudo, respeitar os direitos e deveres estabelecidos para que a vida no trânsito flua em harmonia e segurança.

Agir com responsabilidade, respeitar os direitos do outro, não infringir as leis, ser íntegro.

O curso de formação de condutores é um bom momento para reforçar esses valores. Podemos aproveitar o tema em todas as disciplinas da formação de condutores: respeito a legislação, respeito à sinalização, praticar a Direção Defensiva, refletir sobre a responsabilidade de conduzir veículos no trânsito, a responsabilidade de estar no trânsito, seja em que papel for.

Na grande maioria das vezes, estes valores já são trabalhados. O tema do Maio Amarelo nos traz a possibilidade de resgatar isso. Muitas vezes, partimos do princípio de que os candidatos já trazem essas questões bem sedimentadas da sua família. Infelizmente essa não é a realidade.

No trânsito, podemos pagar com a nossa vida ou de outras pessoas sendo irresponsáveis, por não respeitarmos o outro e infringirmos as leis de trânsito. Responsabilidade e respeito precisam deixar de ser um tema de campanha limitado ao mês de Maio, precisam fazer parte da nossa rotina, ser incorporados à nossa vida como valores essenciais.

Pratique sempre com os seus alunos, com a sua família, na sua vida…seja aonde for!

RESPEITO E RESPONSABILIDADE. PRATIQUE NO TRÂNSITO.

No site do Maio Amarelo os instrutores podem encontrar diversas informações que podem auxiliar nas aulas.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *