
Trânsito e a Sociedade
Minirrotatória em Curitiba – uma experiência de cidadania
Tudo começou com uma reunião de vizinhos apavorados com uma violência que não é do trânsito – embora todas as violências guardem alguma relação com ele, já que os agressores sempre têm que fugir no final.
Tudo começou com uma reunião de vizinhos apavorados com uma violência que não é do trânsito – embora todas as violências guardem alguma relação com ele, já que os agressores sempre têm que fugir no final.
Desobedecer o sinal amarelo?
Como já ouvimos opiniões e comentários de pessoas (autoridades ou não) que no amarelo é para diminuir a velocidade e parar, e não aumentar a velocidade para passar, entendemos que o assunto mereça algumas reflexões.
Como já ouvimos opiniões e comentários de pessoas (autoridades ou não) que no amarelo é para diminuir a velocidade e parar, e não aumentar a velocidade para passar, entendemos que o assunto mereça algumas reflexões.
Câmeras não são binóculos
Está em discussão no CONTRAN a regulamentação de fiscalização feita com câmeras mediante a transmissão das imagens obtidas em tempo real, mediante a observação de um agente de trânsito, o qual estaria legitimado a lavrar os Autos de Infração pelas imagens observadas.
Está em discussão no CONTRAN a regulamentação de fiscalização feita com câmeras mediante a transmissão das imagens obtidas em tempo real, mediante a observação de um agente de trânsito, o qual estaria legitimado a lavrar os Autos de Infração pelas imagens observadas.
Acidentes de trânsito: o saldo é sempre negativo!
A cada 30 segundos acontece um acidente de trânsito no Brasil e são cerca de 50 mil mortes por ano. Tenho certeza que se você parar para pensar, já teve um amigo, parente ou conhecido de alguém que já se acidentou no trânsito.
A cada 30 segundos acontece um acidente de trânsito no Brasil e são cerca de 50 mil mortes por ano. Tenho certeza que se você parar para pensar, já teve um amigo, parente ou conhecido de alguém que já se acidentou no trânsito.
160 é muito, ou tá bom assim?
Sempre que falo sobre os números do trânsito brasileiro fico com um certo receio de causar espanto. Nas pessoas em geral, dúvida. Ou a indesejável síndrome do “não é comigo”
Sempre que falo sobre os números do trânsito brasileiro fico com um certo receio de causar espanto. Nas pessoas em geral, dúvida. Ou a indesejável síndrome do “não é comigo”
Responsabilidades
Um carro avança na preferencial e acerta em cheio uma van escolar. A van tomba e se arrasta por metros. Crianças são arremessadas para fora. Correria, desespero, indignação. Muitas hipóteses para a causa do acidente. Falha na sinalização? Pura imprudência? O bafômetro não apontou teor etílico em nenhum dos dois motoristas. Como, então, explicar?
Um carro avança na preferencial e acerta em cheio uma van escolar. A van tomba e se arrasta por metros. Crianças são arremessadas para fora. Correria, desespero, indignação. Muitas hipóteses para a causa do acidente. Falha na sinalização? Pura imprudência? O bafômetro não apontou teor etílico em nenhum dos dois motoristas. Como, então, explicar?
É nós na fita!
Na semana passada participei de uma reunião com abnegados e comprometidos cidadãos, todos preocupados com uma demanda muito importante: organizar e fazer acontecer a “Década de Ações para a Segurança Viária” nesse nosso país de trânsito tão problemático.
Na semana passada participei de uma reunião com abnegados e comprometidos cidadãos, todos preocupados com uma demanda muito importante: organizar e fazer acontecer a “Década de Ações para a Segurança Viária” nesse nosso país de trânsito tão problemático.
A culpa do atropelado
ser vítima no trânsito é coisa banal. Todos os dias, o trânsito brasileiro mata pelo menos 100 brasileiros (números oficiais). Mas o número real pode ser muito maior.
ser vítima no trânsito é coisa banal. Todos os dias, o trânsito brasileiro mata pelo menos 100 brasileiros (números oficiais). Mas o número real pode ser muito maior.
Ferramentas
Esses dias lembrei de uma certa senhora com quem discuti várias vezes porque ela sempre insistia em abrir as latinhas de leite condensado e creme de leite usando uma faca, ao invés do abridor de latas.
Esses dias lembrei de uma certa senhora com quem discuti várias vezes porque ela sempre insistia em abrir as latinhas de leite condensado e creme de leite usando uma faca, ao invés do abridor de latas.
Informar, educar e formar
O candidato à CNH – Carteira Nacional de Habilitação (Carteira ou Carta de Motorista) chega ao CFC contrariado com a idéia de ver-se obrigado a fazer um curso teórico e ainda ser submetido a uma prova!
O candidato à CNH – Carteira Nacional de Habilitação (Carteira ou Carta de Motorista) chega ao CFC contrariado com a idéia de ver-se obrigado a fazer um curso teórico e ainda ser submetido a uma prova!
