Notícias

Notícias

A cultura de segurança no trânsito do país 

Foi lançado em Curitiba o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos Brasileiros” do autor J. Pedro Corrêa, consultor em Programas de trânsito, ex-gerente de comunicação da Volvo do Brasil, fundador e até hoje consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, com 25 anos de atuação ininterrupta pela segurança no trânsito.

O livro é destinado a interessados em geral em segurança no trânsito – governos, órgãos municipais, entidades, empresas, ONGs, especialistas, meios de comunicação, estudiosos, etc.

O objetivo do livro é contar dezenas de casos brasileiros de disseminação de cultura de segurança no trânsito para incentivar segmentos da sociedade brasileira a copiar estes exemplos.

Para o autor, os brasileiros não tem a premissa básica de cultura de trânsito, pois a educação básica no país é muito baixa. Por isso se vê altas taxas de mortalidade, principalmente motociclistas, pois eles não têm a segurança como um valor. Para entregar uma pizza, um documento ou mesmo se deslocar até o trabalho as pessoas se arriscam em situações complicadas e perigosas, colocando em perigo a sua vida. A boa educação no trânsito não está apenas na educação básica, mas também deve ser inserida nos adultos, pois estes são o exemplo a ser seguido pelas crianças. Sem dúvida, é “fundamental que se aposte nas crianças, mas sem esquecer que o grande exemplo deve partir dos adultos”, explica J. Pedro.

Uma das razões para a publicação do livro está no fato de que o Brasil não possui cultura nem educação de trânsito. Logo, um trânsito desorganizado e, principalmente violento, com altos índices de mortes, é incompatível com seu atual nível de desenvolvimento.

De acordo com o autor, sem melhorar a cultura de segurança não haverá condições de melhorar o trânsito e, assim, estaremos condenados à Nação de segunda classe neste item tão importante, ressalta.

O livro está disponível a todos. A publicação está dividida em temas como arte, governo, informação, sociedade e outros. Essa é uma publicação gratuita e estárá disponível, na íntegra, no site da Volvo.

Sobre o lançamento

O livro foi lançado no último dia 10 de junho no Teatro Regina Vogue em Curitiba. Além do lançamento, o autor participou do debate “Como vai a cultura de segurança no trânsito de Curitiba”, com a presença do secretário de Trânsito de Curitiba, Joel Kruger; o psicólogo e psico-terapeuta Dionísio Banaszewski; e o diretor da Tecnodata Educacional e especialista de trânsito, Celso Alves Mariano. O lançamento do livro faz parte da programação do projeto “Estação Volvo, é tempo de cultura em Curitiba”.


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']