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03 de outubro de 2024

Veículos antigos podem oferecer segurança como os mais modernos? Veja a resposta!

Esse é o nono ano consecutivo que a frota brasileira envelhece e está próxima aos níveis de 1994.


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/07/2024 às 08h00
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Veículos antigos podem oferecer segurança como os mais modernos? Esse foi o tema de um dos programas Tira-dúvidas do Portal do Trânsito como você pode ver acima.

A média de idade dos veículos no Brasil é de 10 anos e 9 meses, de acordo com o anuário de 2023 (último dado disponível) realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Esse é o nono ano consecutivo que a frota brasileira envelhece e está próxima aos níveis de 1994. A partir desse dado surge a pergunta: veículos antigos podem oferecer segurança como os mais modernos? Esse foi o tema de um dos programas Tira-dúvidas do Portal do Trânsito como você pode ver acima.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, o ritmo de evolução tecnológica é alucinante. E como regra geral, veículos mais modernos têm tecnologias modernas embarcadas.

Para ele, é importante lembrar que veículos antigos, que estão limitados às tecnologias disponíveis na época de sua fabricação, não são, por isso, perigosos ou não tem segurança a ponto de serem proibidos.

“Desde que atendam aos requisitos de segurança das tecnologias com que foram construídos, podem circular e, o mais importante, podem sim ser utilizados com segurança. Desde que a condução seja adequada àquele padrão tecnológico”, explica.

No entanto, sim, é inegável que a segurança veicular melhorou significativamente nos últimos 10 anos, e que está em constante evolução. Tivemos, por exemplo a obrigatoriedade dos airbags e dos freios ABS em todos os veículos novos fabricados ou importados, o que significou um grande avanço em termos de segurança. Além disso, a indústria automobilística tem adotado novas tecnologias, como diferentes tipos de aço e de soldas, novos padrões de deformação e de absorção de energia em caso de colisão, sem falar da eletrônica embarcada, que tem sido valiosa auxiliar do condutor, no sentido de identificar e até corrigir situações de risco, isso para citar apenas algumas melhorias.

A Latin NCAP é a entidade que avalia veículos novos. Assim, informando ao mercado o nível de segurança apresentado, segundo protocolos que têm se tornado cada vez mais exigentes nos últimos anos. A informação sobre a segurança oferecida aos ocupantes, adultos ou crianças, tem sido um importante quesito na escolha dos consumidores. E isso têm motivado a indústria a ficar cada vez mais comprometida com a segurança veicular.

Importância da modernização da frota

Veículos antigos e a segurança
A segurança dos veículos oferecida aos ocupantes, adultos ou crianças, tem sido um importante quesito na escolha dos consumidores. Foto: Arquivo Tecnodata

Dentre as recomendações do Plano Global da Década de Ação pela Segurança Viária, das Nações Unidas, está a melhoria contínua nos projetos de veículos. Conforme a Organização Mundial da Saúde, o enfoque de sistemas seguros advoga por transportes seguros para todos os usuários das vias. Essa abordagem considera a vulnerabilidade das pessoas às lesões graves no trânsito e reconhece que o sistema deveria ser projetado para acomodar erros humanos.

“Os pilares desse enfoque são as vias e corredores seguros, a velocidade segura, os veículos seguros e os usuários das vias seguros – os quais devem ser abordados para eliminar lesões fatais e reduzir lesões graves no trânsito”, aponta a OMS.

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