Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

Acidente com produto químico contamina rio que abastece Joinville (SC); veja vídeos

Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na manhã de ontem (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina (SC).


Por Banda B Publicado 30/01/2024 às 10h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na manhã de ontem (29), na SC-418, na Serra Dona Francisca, no norte de Santa Catarina (SC). O município de Joinville, que monitora o acidente por meio de um gabinete de crise, decretou situação de emergência por conta do alto risco de poluição fluvial – veja abaixo. Vídeos mostram o Rio Seco, que deságua no Rio Cubatão, completamente cheio de espuma.

Joinville
Caminhão com ácido sulfônico tomba, e produto químico contamina rio que abastece Joinville (SC). Foto: Reprodução/Colaboração Banda B

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental de Joinville, o acidente aconteceu no quilômetro (km) 16. A carreta estava carregada com o produto químico, usado para a fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.

Ácido sulfônico

De acordo com o site Brasil Escola, os ácidos sulfônicos são compostos caracterizados pela presença do seguinte grupo funcional: -SO3H. Uma das suas aplicações mais importantes é na obtenção de detergentes. Eles são mais conhecidos pela sua aplicação na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais. Esses sais agem como agentes surfactantes, ou seja, agem diminuindo a tensão superficial.

O ácido sulfônico também é conhecido por sua toxicidade aguda e capacidade de causar graves danos em caso de contato com a pele, ingestão ou contato ocular.

Clique aqui e continue lendo a matéria completa no parceiro

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *