Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

Alinhamento e balanceamento dos pneus: quais são os benefícios


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/02/2021 às 16h48 Atualizado 08/11/2022 às 21h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Balanceamento de pneusFoto: Arquivo Tecnodata.

Fazer alinhamento e balanceamento dos pneus é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo. Quando a tarefa é colocada em prática de modo antecipado, isto é, através da manutenção de tempos em tempos, o usuário evita muitos problemas. Como o desgaste irregular dos pneus, mal rendimento do rolamento e pouca confiança no automóvel.

Para isso, é preciso reconhecer para que servem e quais são os benefícios de fazer alinhamento e balanceamento dos pneus. Com intuito de te ajudar, trouxemos um texto explicativo sobre o assunto.

De acordo com estes serviços, descubra as principais vantagens para o veículo e suas peças.

O que é alinhamento?

Ao procurar no dicionário, notamos que alinhar é o mesmo que equiparar, nivelar. E quando se trata de pneus e demais peças isso não é diferente. Fazer o alinhamento é ajustar todo o sistema de rodagem para dispor do equilíbrio ideal. Ou seja, buscar a estabilidade, a segurança, a fim de evitar acidentes e tornar a direção pesada, cansativa.

Para executar este processo, os profissionais realizam medições e ajustes necessários no ângulo das rodas. Utilizando como referência o piso abaixo e as linhas de centro do carro. A partir disso, o procedimento viabiliza o controle entre: a força centrífuga, gravidade e força de viragem.

Os ângulos a serem avaliados durante o alinhamento são: 

Convergência / Divergência

Espaços entre áreas dianteiras e traseiras dos pneus, observando pela visão vertical.

Cambagem

Ângulo de inclinação das rodas de acordo com o contato no solo.

Caster

Ângulo do eixo de direção ou do pino-rei (pontos que aparecem no traçado imaginário entre pivôs superiores e inferiores do sistema de suspensão).

O que é balanceamento?

Realizar o balanceamento é igualmente essencial, visto que o método distribui uniformemente o peso do carro no aro do pneu. 

Já reparou que às vezes o carro começa a trepidar? O volante apresenta um leve tremor, assim como os assentos, o painel. Uma das principais causas para isso é a falta de balanceamento. É quando o peso do veículo está em maior incidência em duas ou uma roda, resultando no desequilíbrio do carro.

O balanceamento é o serviço que resolve essa irregularidade, diminui tais trepidações e proporciona mais “maciez” ao dirigir. Sem falar na questão de direção segura, não é mesmo?

Além disso, existem outros benefícios para quem faz o alinhamento e balanceamento dos pneus. Veja quais são!

Benefícios de fazer alinhamento e balanceamento

Economiza combustível

Quando a movimentação do carro se mostra desequilibrada, sem o alinhamento ou o balanceamento adequados, o veículo precisa “forçar mais” o seu motor. Exigindo mais potência, mais esforços, e por conseguinte mais combustível.

Por outro lado, se a manutenção está em dia e não há inclinações ou deformidades, oportuniza melhor aplicação do combustível. 

Menos esforços = menos combustível!

Mais conforto ao dirigir

A direção se torna mais leve, oferecendo mais conforto ao dirigir. A diferença é tamanha que o automóvel parece novinho em folha, como nas primeiras voltas. 

Uma vantagem importante para motoristas que não abrem mão de extrair o melhor aproveitamento do veículo em ruas e estradas.

Aumento da longevidade dos pneus

Antes dos dois procedimentos, os pneus desgastam mais rapidamente. Especialmente aqueles que suportam a maior carga do lado do carro que está desalinhado e desajustado.

Em contrapartida, o motorista que mantém os cuidados com seu automóvel, fazendo todos os ajustes, proporciona o aumento da longevidade dos pneus. Ou seja, providencia a durabilidade a longo prazo.

Além disso, vale a pena conferir a calibragem das rodas frequentemente e o rodízio do jogo de pneus. Todas essas ações contribuem para preservar o material do conjunto e minimiza os gastos com trocas repentinas.

Outro benefício interessante é que devido ao balanceamento adequado, os pneus não desgastam pelos fortes atritos com o solo.

Reduz os custos com as trocas constantes

Se o seu carro sofre com tremores, ruídos constantes e inclinações laterais dos pneus, é hora de fazer reparos. Ações imediatas ajudam na redução dos custos com as trocas constantes de peças. Afinal, não é apenas uma roda ou outra que pode sofrer danos, mas diversas partes do automóvel. 

É fundamental que o consumidor realize a manutenção de forma periódica para preservar seu veículo e eliminar problemas futuros.

O jogo de suspensão, por exemplo, é um dos afetados quando não há ajustes de alinhamento e balanceamento. Com isso, seus principais componentes podem sofrer avarias e ampliar o prejuízo no orçamento. 

Cuide do seu automóvel com eficiência e gaste bem menos!

Texto feito em parceria com o site: ReviewAuto

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *