Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aplicativo calcula a distância entre a casa e local de trabalho


Por Talita Inaba Publicado 14/09/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Gastar no trânsito um minuto que seja não é uma das atividades mais prazerosas. A organização CoLabora, porém, criou uma aplicativo que roda no Facebook e calcula se a distância média gasta no percurso entre casa e local de trabalho está acima ou abaixo da média da cidade. Dependendo do resultado, a ferramenta classifica entre sofredores e sortudos.

Segundo o empresário Alexandre Borin, um dos criadores do CoLabora, a aplicação funciona em todas as cidades do Brasil. Para estabelecer os pontos de partida e de chegada, o usuário tem de inserir os CEPs da casa e do local de trabalho –os dados consultados fazem parte da base dos Correios.

O cálculo da distância é feito com base nas informações de geoposicionamento do Google Maps. Os dados exibidos ficam guardados para que a CoLabora identifique qual a média de deslocamento em cada cidade.

Além da média diária de deslocamento (ida e volta), o CoLabora mostra a média da cidade e da empresa. Também exibe o tempo gasto no trânsito e a quilometragens mensais.

Em fase de testes, o aplicativo será lançado oficialmente durante a Semana da Mobilidade, que ocorre entre 16 e 22 de setembro.

“A nossa ideia é a partir disso para trabalhar fortemente iniciativas que reduzam o gasto de tempo do trabalhador no trânsito”, diz Borin.

“Quando a gente sai de casa às 7h todo dia e volta por volta das 19h, toma emprestadas da sua família 12 horas. Se você vai passar uma hora ou quatro no trânsito, é uma questão de planejamento e quem perde com isso é a empresa, porque o cara vai arranjar outras soluções como abreviar o horário de almoço, por exemplo, o que é um desperdício de qualidade de vida.”

O CoLabora é uma iniciativa de empresários para promover iniciativas de trabalho flexível, que não forcem os trabalhadores a longos deslocamentos diários.

Modelos disso são a semana comprimida (trabalhar mais horas por dia, mas menos dias por semana; dez horas de segunda a quinta, por exemplo), o horário flexível (para evitar a o pico de tráfego), home office (executar boa parte das funções em casa para não ter de ir todo dia ao escritório) e um regime de coworking (compartilhar espaços de trabalho com colegas que morem na mesma região).

Chamar os trabalhadores que moram longe do trabalho de sofredores e os que moram perto de sortudos é uma brincadeira, contemporiza Borin. “No trânsito, somos todos sofredores, porque gastar tempo no trânsito não é sorte nenhuma.”

Fonte: Globo.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *