Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

Apple cria funcionalidades ativadas por voz para motoristas


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/05/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h40
Ouvir: 00:00

Apesar das duras críticas que a última versão do aplicativo de localização da Apple recebeu quando foi lançado, a empresa pretende oferecer ainda este ano funções de navegação para auxiliar os motoristas. O sistema de reconhecimento de voz conhecido como Siri deve receber alterações para que a próxima atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads ofereça diversas funcionalidades sem a necessidade de olhar ou tocar a tela do aparelho e deve estar disponível a partir do ano que vem.

O sistema operacional iOS 7 deve ser lançado em junho deste ano com uma versão aprimorada do aplicativo de mapas e do sistema de reconhecimento de voz. Essas duas funções podem trabalhar de maneira integrada para diminuir as chances de acidente causados por distração ao volante.

A Apple afirma que trabalha com diversas montadoras para oferecer sistemas integrados que ajudem os motoristas de maneira segura. Dentre as empresas cotadas para firmar parceria estão Audi, BMW, Chrysler, GM, Honda, Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz e Toyota. Assim, além de o smartphone oferecer recursos mais seguros, os carros deverão contar com um botão no volante que ativa os comandos de voz.

Os motoristas poderão sincronizar o carro ao aparelho para receber orientações de navegação, realizar ligações, selecionar músicas para ouvir, ouvir e ditar mensagens SMS ou emails, buscar informações no calendário digital e acessar outras funcionalidades. Uma das intenções da Apple é fazer com que nenhum desses recursos exija que o motorista selecione funções na tela ou que tenha que olhar para o monitor. Para evitar mais distrações, a tela do aparelho não acenderá por nenhum motivo enquanto o motorista está atento à via.

Essas atualizações no sistema operacional dos aparelhos da Apple vão de encontro com novas diretrizes divulgadas pelo Departamento de Trânsito norte-americano recentemente. O órgão quer que as montadoras ofereçam sistemas de interatividade mais seguros e que exijam que o motorista passe menos tempo olhando para a tela. No entanto, as autoridades afirmam que mesmo funcionalidades ativadas por voz podem aumentar o risco de acidentes.

Fonte: Revista Auto Esporte

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *