09 de novembro de 2025

Atropelamentos matam mais de 270 mil pedestres por ano, diz OMS


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/05/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h39
Ouvir: 00:00

Mais de 270 mil pedestres morrem atropelados por carros no mundo todos os anos, informou nesta sexta-feira (17) a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o órgão, as mortes de pedestres representam 22% do total de óbitos no trânsito.  Somente no ano passado, acidentes automobilísticos mataram 1,24 milhão de pessoas.

A OMS defende a adoção de medidas como a redução dos limites de velocidade, a construção de calçadas, a melhora da iluminação viária, a proibição ao consumo de bebidas alcoólicas por motoristas e restrições ao uso de telefones celulares como meios de diminuir o número de acidentes.

Segundo o diretor de departamento da organização, Etienne Krug, mais de 5 mil pedestres são mortos por semana em acidentes de trânsito no mundo.”Isso acontece porque as necessidades deles vem sendo negligenciadas há décadas, normalmente em favor do transporte motorizado”, observa.

Informações da Associated Press

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *