Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Carros autônomos do Google podem incluir airbags do lado de fora


Por Mariana Czerwonka Publicado 31/03/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Carro autônomo GoogleAirbags normalmente são utilizados do lado de dentro para proteger os motoristas e passageiros de impactos provocados por um acidente de trânsito. Com certeza, este é um recurso bastante útil para a segurança nos automóveis atuais. Mas o que dizer de airbags do lado de fora? Parece um pouco curioso, não?

O Google patenteou a ideia de carros autônomos com um sistema de para-choques infláveis que reagiriam em caso de acidente. Diversos sensores espalhados pelo carro iriam detectar quando uma colisão é iminente e, então, os airbags iriam inflar com a esperança de reduzir os danos causados a uma possível vítima. Sendo assim, os airbags que conhecemos, instalados no interior dos automóveis, podem não ser ideais para serem utilizados externamente. Pensando nisso, o Google utilizará um material especial, o visco-elástico.

Este material se adapta instantaneamente ao formato do corpo e volta ao formato original em segundos, assim que a pressão é removida. O visto-elástico é capaz de distribuir uniformemente a pressão sobre toda a área, proporcionando um impacto menor em caso de colisão. A NASA é a criadora da espuma visco-elástica muito utilizada na indústria de travesseiros e colchões.

Fonte: Canaltech 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *