Detran.SP altera exame prático de direção a partir de março
O Detran.SP anunciou mudanças na etapa da baliza do exame prático de direção veicular, que entrarão em vigor a partir do dia 6 de março de 2025.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciou mudanças na etapa da baliza do exame prático de direção veicular, que entrarão em vigor a partir do dia 6 de março de 2025. O objetivo da alteração é padronizar os critérios de avaliação das equipes responsáveis pela aplicação das provas.
O principal anúncio refere-se a execução e avaliação da baliza. Conforme o comunicado, o candidato deverá posicionar o veículo dentro da área demarcada, garantindo que as rodas fiquem alinhadas e paralelas ao meio-fio. Para realizar a manobra, ele poderá utilizar até três tentativas, sendo considerada uma tentativa cada vez que engatar a marcha à ré.
Ao concluir a baliza, será necessário acionar o freio de estacionamento bem como desengrenar o veículo, sinalizando ao examinador que finalizou o procedimento.
O avaliador, então, verificará se a manobra foi feita corretamente e aplicará as seguintes regras:
- Se o veículo estiver corretamente posicionado, o exame seguirá normalmente.
- Caso o veículo esteja a mais de 50 cm do meio-fio, mas ainda dentro da área balizada, o candidato receberá uma falta leve, conforme o artigo 181, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e poderá continuar a prova.
- Se qualquer parte do veículo, incluindo os retrovisores, ultrapassar os limites da área balizada, o candidato será reprovado.
Autoescolas devem se preparar para as mudanças
Diante da atualização, o Sindicato das Autoescolas do Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP) orienta os Centros de Formação de Condutores (CFCs) a adequarem seus treinamentos e instruções para que os alunos estejam preparados para o novo formato da avaliação.
A recomendação é que instrutores reforcem a prática da baliza de acordo com os novos critérios e que os candidatos estejam atentos às regras para evitar erros que possam comprometer sua aprovação.
Impacto na formação de condutores
Alterações nos exames práticos costumam gerar dúvidas e apreensão entre candidatos e instrutores, mas o Detran.SP reforça que as mudanças visam padronizar os procedimentos e tornar a avaliação mais objetiva.
O Sindautoescola.SP recomenda que os candidatos entrem em contato com suas autoescolas para esclarecer dúvidas.
Bom-dia, sugiro também que o Detran padronize em todo o estado São Paulo as medidas das Balizas, aqui no Vale do Ribeira nossas Balizas são totalmente fora do Padrão comparando com as medidas de São Paulo, as nossas aqui são muito mais Largas e Menor no comprimento!
o Detran deveria acabar com o adestramento dos furturos contudores, baliza com pontos de marcação e percurso decorado
Pq o Detran não se preocupa com a Máfia do Quebra? Conhecem a fazer varredura nas contas das auto escolas e de seus proprietários pra saberem como faturam tanto mensalmente as custas do suor de uma pessoa…
Mais já não era assim,?
Como era feito a baliza em são Paulo!
Mais isso que esta no manual do Detran.
.. porque o CONTRAN, não se preocupa com o IPVA caríssimo e a máfia das multas “por cotas” não é, C.E.T..!?.. ahhh, verdade.. isso não podem mexer, tem que ter dinheirinho pra não fazerem nada!!.. tadinhos 🥹
Eu não vi mudança nenhuma que eu saiba já é assim há muitos anos balisa não mudou nada pontos e faltas não mudou nada tentativas não mudou nada onde está a novidade?
Marcilio
Não era padronizado…o que funcionava em algumas cidades poderia não funcionar em outras. Agora todos devem seguir a mesma norma.
Equipe Portal
Isso de 3 tentativas é ridículo!
Em S.B.C existe 3 tamanhos de baliza (P, M e G) em todas elas só entra fazendo concertos porque os tamanhos são minúsculos. O candidato é obrigado a usar as 3 tentativas para fazer uma baliza perfeita, ou seja, se ele errar qualquer ponto será reprovado porque não tem o direito de errar.