Alterações no CTB: essa discussão deve ser levada para sala de aula
Nos últimos dias muito tem se discutido a respeito das propostas apresentadas pela Presidência da República para alterações no CTB. Tudo o que foi proposto, pode e, se aprovado, vai afetar muito o funcionamento do trânsito no Brasil e, muito mais, o comportamento dos condutores.
É importante, neste momento, o esclarecimento, o debate, para que possamos compreender de fato, o impacto que a aprovação destas mudanças terá em nossas vidas. Muito do que foi apresentado nessa proposta, premia infratores contumazes, maquiado de benefícios. Lendo com um pouco mais de atenção e refletindo, qualquer pessoa pode, sem necessariamente ser especialista em trânsito, observar que algumas das medidas são, no mínimo, perigosas. Acabar com a punição para quem transporta crianças sem os dispositivos de segurança adequados, por exemplo. Apenas advertência por escrito não pode ser considerado como punição e é o que está na proposta.
Essa proposta ainda passará por comissão, votação e todo o trâmite que conhecemos. É importante estarmos alertas e discutir isso com os nossos alunos, pois muitos deles querem apenas não receber punição por cometer infrações. Esse já é o pensamento de muitos antes de entrar no CFC, e isso tende a piorar e muito se o aumento da pontuação na CNH for alterado para 40 pontos.
Hoje, muitos condutores, ainda que com 20 pontos em seu prontuário, só vão em busca da Reciclagem ou da reabilitação se são abordados por alguma fiscalização, isso é muito mais comum do que se pode imaginar.
Avançamos muito com as mudanças implementadas quando entrou em vigor o CTB e com o aumento da fiscalização e o que está sendo proposto é um retrocesso inaceitável. É importante que todos, em todos os níveis da sociedade tenham conhecimento da proposta a das consequências com a sua aprovação.
Essa discussão tem que ser levada para dentro da sala de aula, os instrutores podem e devem aproveitar o que está acontecendo para que os futuros condutores assumam seu papel. Isso é muito mais que uma discussão político partidária, é uma discussão pela preservação da vida.
Há muito pontos da proposta que podem ser abordados com os alunos, que você encontra aqui, aproveite!