Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

Givaldo Vieira é eleito presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND)

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, é o novo presidente da AND.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/06/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Givaldo Vieira e Rudel Trindade
Givaldo Vieira assume como presidente da AND e Rudel Trindade, como vice-presidente. Foto: Divulgação AND.

O Espírito Santo passará a ter maior protagonismo na Associação Nacional dos Detrans (AND), após a eleição do diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, como presidente da entidade. Como vice-presidente assume o diretor do Detran Mato Grosso do Sul (Detran/MS), Rudel Trindade. Na ocasião, também foram eleitos os novos vice-presidentes da região Norte e Nordeste, Wendell Waughan, do Detran Amazonas, e Naleide Santos, do Detran Sergipe, respectivamente. A Eleição Suplementar da AND foi realizada na última segunda-feira (03), de forma on-line, e contou com o voto dos dirigentes máximos dos departamentos de trânsito de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

“Temos convicção que a eleição de Givaldo Vieira para Presidência da Associação Nacional dos Detrans (AND) representará o fortalecimento e inovação dos serviços prestados pelos Detrans em todo o país, além da melhoria na representatividade perante o Sistema Nacional de Trânsito. Que esta nova gestão traga avanços ainda mais significativos e um futuro promissor para todos os Detrans do país com a desburocratização dos serviços com segurança e valorização da VIDA no trânsito”, afirma Danilo Oliveira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito (Ibdtrânsito).

A AND tem o compromisso de fomentar o intercâmbio entre os Detrans e os seus associados.

Dessa forma, viabilizando estudos e soluções sobre questões relevantes relacionadas com o trânsito e a legislação. Entre as principais propostas do presidente eleito da AND, Givaldo Vieira, estão o fomento de políticas públicas com o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e do Ministério da Saúde. Assim como, o fortalecimento da representação institucional junto ao Congresso Nacional.

“A AND tem a importante função de dialogar com o Governo Federal e com o Congresso Nacional para discutir legislações e eventuais mudanças nas regras para assegurar melhorias nos procedimentos de trânsito e sobretudo para prover ao cidadão o direito a um trânsito em condições mais seguras. Esse é o caminho que pretendo seguir, com a experiência já adquirida no Detran|ES e também nas esferas municipal, estadual e federal”, afirma Givaldo Vieira.

Conforme o presidente eleito da AND, ele pretende ainda trabalhar, por meio de planejamento e diálogo, para aproximar mais a Associação dos órgãos que compõem o SNT, a fim de desenvolver ações estratégicas integradas para incrementar a fiscalização e educação como propulsores da redução dos sinistros (acidentes), pessoas com sequelas permanentes e mortes no trânsito em todo o Brasil.

Sobre a Associação Nacional de Detrans

A AND é uma entidade civil, constituída pelos dirigentes máximos, em exercício, dos Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira, patrimonial e técnica, sem fins lucrativos, apolítica, de direito privado assim como de âmbito nacional.

O objetivo da AND é congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o trânsito e sua legislação. Além disso, desenvolver o intercâmbio e representar seus associados na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim como em outros órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

Sobre o presidente eleito

Givaldo Vieira tem formação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é advogado e mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape. O presidente eleito da AND tem experiência em gestão pública.

À frente do Detran|ES desde 2019, Givaldo é responsável pela transformação digital do Órgão. Esse fato alçou o Departamento de Trânsito capixaba a um dos mais modernos do País. São inovações como, por exemplo: as aulas teóricas on-line e o Cerco Inteligente, ferramenta tecnológica que já revoluciona o combate ao furto, roubo e clonagem de veículos no Espírito Santo.

O diretor geral do Detran|ES já ocupou também os cargos de presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados assim como de vice-presidente regional da AND.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *