Jornada pela Educação no Trânsito será marco regulatório das autoescolas no Brasil
A entrega do JET e o Dia Nacional das Autoescolas prometem ser um marco histórico para o setor.

O setor de formação de condutores no Brasil vive um momento histórico. A JET – Jornada pela Educação no Trânsito, idealizada por Ygor Valença, presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) e Carolina Marino, do Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito, será oficialmente entregue em Brasília no Dia Nacional das Autoescolas, 19 de novembro, como um marco regulatório que pretende unificar e fortalecer a educação no trânsito em todo o país.
O projeto nasceu da necessidade de criar diretrizes claras e seguras para a formação de condutores, combinando experiência prática e teórica. Foram realizadas reuniões em todas as regiões do país e montados 12 grupos de trabalho, cada um dedicado a aspectos específicos da formação, como credenciamento, parte teórica, prática e boas práticas dos CFCs em diferentes estados. O objetivo é consolidar um Plano Nacional de Formação de Condutores, que se torne referência para todo o setor.
Engajamento político e multipartidário
O JET conta com apoio de parlamentares de diversos partidos, incluindo Teresa Leitão, José Nobre Guimarães, Lindbergh Farias, e líderes do PSD, PDT e PL. A entrega oficial em Brasília terá ampla repercussão, e o setor reforça a importância de engajamento constante no Congresso para garantir que o modelo de autoescolas seja preservado e valorizado.
Conforme Ygor Valença, “a defesa tem que ser constante, permanente, porque agora não tem como retroceder. Vamos sim avançar.”
Ele destaca que a mobilização de instrutores, proprietários de CFCs e associações estaduais é fundamental para o sucesso do projeto. Entre as entidades que participaram estão a Associação dos CFCs do Paraná, Associação das Autoescolas de São Paulo, Associação Mineira de Proteção aos CFCs, Pró CFC de Goiás, e outras em Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Rondônia e Mato Grosso.
O protagonismo dos profissionais de CFC
Aponta-se os instrutores e proprietários de CFCs como os únicos plenamente preparados para conduzir a formação de condutores. Houve o questionamento de tentativas de substituição do modelo tradicional por plataformas digitais, e o apoio do setor permaneceu firme. Como ressaltou Ygor durante a live promovida pelo Portal do Trânsito, “quem é apto para este novo jeito é quem já é profissional da área. Somos nós, é vocês. Ninguém melhor do que vocês.”
A experiência prática de muitos proprietários — que já passaram por todas as funções dentro de uma autoescola, desde recepção até aula prática e teórica — garante que as mudanças na formação de condutores ocorram com conhecimento de causa, sem comprometer a qualidade.
Modalidades de ensino e inovação
O JET prevê a utilização de EAD síncrono (aula remota em tempo real) e assíncrono (curso de reciclagem), mas reforça que a formação inicial deve ser presencial ou em modalidade remota com acompanhamento rigoroso, garantindo que todos os alunos recebam a educação adequada sobre trânsito. Conforme os idealizadores, o ensino deve ser inclusivo, acessível e adaptado às novas gerações, sem comprometer a segurança.
Além disso, o projeto discute o uso de tecnologias, como simuladores e aulas com recursos digitais, sempre com o objetivo de complementar a formação presencial, e não substituí-la.
Segurança, assédio e responsabilidade
O JET também aborda temas como assédio sexual e segurança durante a formação, especialmente para mulheres, e incentiva políticas públicas que reforcem a proteção e o respeito dentro do setor.
A preocupação com a responsabilidade do governo e a proteção dos alunos é constante, reforçando a necessidade de um diálogo transparente e participativo.
Transparência e custos
Outro ponto debatido foi a questão financeira das plataformas digitais oferecidas pelo governo. Os idealizadores do JET enfatizam a necessidade de esclarecer quanto haverá de investimento na criação das ferramentas e quanto cada aluno precisará pagar para acessá-las. Dessa forma, garante-se a boa aplicação dos recursos públicos e que não aumente o custo final para os cidadãos.
Reconhecimento e próximos passos
O JET será entregue em Brasília como o primeiro marco regulatório nacional para a educação no trânsito, reunindo parlamentares, associações, CFCs e instrutores. A expectativa é de que o evento reúna mais de 100 parlamentares interessados em conhecer o plano e discutir a formação de condutores no Brasil.
O projeto reforça que, embora inovações e tecnologias sejam importantes, a qualidade da educação no trânsito só pode ser garantida por profissionais capacitados e comprometidos. Ou seja, que já fazem parte do sistema.
Segundo Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, “o único momento da vida do aluno em que ele está sensibilizado para aprender sobre trânsito é na autoescola. E só nós podemos garantir que essa formação seja feita com qualidade.”
A entrega do JET e o Dia Nacional das Autoescolas prometem ser um marco histórico para o setor. Assim, fortalecendo a educação, a segurança e a valorização dos profissionais que atuam diariamente nas autoescolas de todo o país.

Boa tarde!
Meu nome é Júlio Silveira e gostaria de solicitar informações sobre como obter acesso integral ao projeto “Jornada pela Educação no Trânsito será Marco Regulatório das Autoescolas no Brasil”.
Desde já agradeço a atenção e aguardo o retorno.
Atenciosamente,
Júlio Silveira – ONSV
Existe muitas mudanças que é necessária no processo de habilitação mas, nenhum que torne o trânsito mais seguro com a ausência de profissionais qualificado para tal.